Ouvir música acalma, estimula a memória, alivia dores e ajuda no exercício físico. Isso acontece porque, assim como o sexo e o chocolate, a música ativa o centro de prazer do cérebro liberando dopamina e causando uma sensação de bem estar. Além disso, a música traz muitas vantagens para o ser humano desde os primeiros meses de vida – não é toa que ela é capaz de acalmar os recém-nascidos e reduzir, por exemplo, em até dez dias a permanência deles na UTI neonatal.
Para quem não sabe, os bebês já conseguem sentir melodias e ritmos importantes para o desenvolvimento da fala, do aumento do vocabulário e também para a articulação das palavras. Mas não é apenas ouvir músicas que pode ajudar as crianças, aprender a tocar um instrumento musical também pode ser muito útil no desenvolvimento dos pequenos.
Para que você saiba mais sobre o assunto, o Pátio Hype listou alguns dos inúmeros benefícios que aprender música pode proporcionar a criançada.
Aguça os sentidos
Durante as aulas, a audição tem um papel fundamental e é exercitada quando o professor toca. Já quando é a criança que vai tocar o instrumento, a visão e o tato são estimulados.
Melhora a coordenação motora
Sabia que só o fato de a criança conseguir segurar um instrumento sozinha já é uma forma de ela desenvolver e exercitar a motricidade fina – capacidade que permite usar os pequenos músculos do corpo – e a motricidade grossa, que consiste na utilização de músculos grandes do corpo – como movimentos de braços e pernas?
Proporciona contato com outras culturas
A música é universal e pode ser expressada de diferentes formas, dependendo da cultura onde está inserida. E aprender a tocar um instrumento musical é benéfico para as crianças, pois possibilita que elas tenham contato com o folclore e costumes de outros povos.
Melhora a memória
De acordo com alguns cientistas, alguns elementos presentes na música como timbre, tempo e tom, são importantes para que as crianças desenvolvam a memória mais rápido. Para afinar um instrumento, por exemplo, é preciso lembrar o som da nota. Para improvisar e criar é também preciso lembrar o som da nota. Já para aprender uma música ou cantar, é necessário exercitar a memória sequencial.
A música traz, de fato, muitos benefícios para a vida de qualquer pessoas. Por isso, muitos pais incentivam os filhos (ainda pequenos) a aprender a tocar um instrumento musical. E existe forma mais divertida para educar a criançada?
Fotos: Reprodução.