O vírus H1N1 é o assunto de todos os portais, sites, revistas e jornais. Afinal, a doença transmitida por um novo tipo de vírus (da mesma família que transmite a gripe) já matou 71 pessoas no País, até março deste ano, de acordo com o governo, mais do que no ano passado inteiro, quando foram registradas 36 mortes pela infecção.
A chegada antecipada do vírus e a severidade dos casos têm chamado à atenção dos médicos e provocado uma corrida às clínicas de vacinação. Mas você sabia que a alimentação é um dos pilares que podem ajudar a aumentar a imunidade do nosso corpo, combatendo o vírus H1N1? Não? Pois saiba o que incluir no cardápio de casa e turbinar a imunidade da família inteira:
◊ Alho e cebola
Esses temperos são grandes aliados na imunidade. O alho tem função imunoprotetora e vem com uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes que ajudam muito a evitar gripes e outras doenças. Já a cebola possui quercitina, um potencializador da função imune, que além de prevenir doenças virais, combate também as alérgicas.
Dica: Aposte no consumo dos alimentos crus para se proteger e fortalecer a imunidade.
◊ Alimentos com Vitamina C
Aposte em acerola, laranja, limão, tangerina, pimentão, rúcula e etc. Pois, a vitamina C aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que combatem doenças como a gripe, além disso protegem contra o envelhecimento das células, previne contra certos tipos de câncer, ataque cardíaco, doenças pulmonares e derrame cerebral.
◊ Castanhas, nozes e amêndoas
As oleaginosas como a castanha-do-pará, as nozes, a castanha de caju e as amêndoas, são ricas em vitamina E, que é benéfica por agir no combate à diminuição da atividade imunológica.
◊ Iogurte e leite fermentado
Os lactobacilos contidos nas bebidas estimulam o sistema imunológico, além de proteger o intestino e evitar as indesejáveis infecções.
◊ Vegetais de cor verde escuro
Como agrião, rúcula, espinafre, couve e brócolis, esses alimentos possuem vitaminas A, B6 E B12, responsáveis pela maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções.
É importante que você saiba que embora esses alimentos ajudem a aumentar a resistência imunológica, oferecendo ao organismo mais chances para combater o vírus H1N1, é fundamental manter-se hidratado, tomar a vacina e se prevenir com hábitos de higiene.
Fotos: Reprodução.