Faculdade, trabalho, cinema, bar, festa, grupo no whatsapp, cuidar do cachorro… Se o dia tivesse umas 60 horas ainda iríamos precisar de mais tempo para dar conta de tudo, não é mesmo? Justamente por conta de toda essa correria do dia-a-dia, geralmente nos submetemos a uma rica dieta de industrializados e deixamos de lado nutrientes importantes. No entanto, quem disse à você que não dá para ter uma alimentação equilibrada mesmo faltando algumas horas no nosso dia?
Para quem ainda não percebeu, o freezer é uma ferramenta capaz de facilitar muito nossas vidas na hora de cozinhar e ele ainda ajuda a prolongar a vida útil de muitos alimentos. Ou seja, congelar alimentos é uma alternativa eficiente para fugir dos enlatados e industrializados e ainda por cima evitar o desperdício. Por isso, preste atenção nos truques e dicas que preparamos e aprenda a economizar!
ABACATE
Se você mora sozinho, um abacate pode, muitas vezes, ser mais do que você planeja consumir. Para evitar que ele estrague, uma opção é fazer um creme com a fruta e congelá-lo para uso posterior. Outra opção é cortá-lo ao meio e retirar a semente.
OVOS
Parece estranho, mas quando o assunto congelar alimentos isso também funciona para os ovos. Para dar início ao processo é necessário retirá-los da casca antes de congelar, pois isso evita que eles explodam e façam uma enorme sujeira no freezer. Eles podem ser armazenados dessa forma por até um ano.
CAFÉ
Se você fez mais café do era necessário, saiba que não será preciso jogar as sobras na pia. Basta, despejar o que restou em formas de gelo para dar um gosto a mais em cafés gelados.
MANTEIGA
A dica para esse alimento é envolvê-lo no papel manteiga antes de congelá-lo em um saquinho a vácuo. Dessa forma, evita-se a formação de uma textura de pasta enrijecida. Após o descongelamento, a manteiga fica perfeita para derreter no pão quentinho ou para ser usada em receitas. Portanto, se você achar uma promoção de manteigas no supermercado, pode comprar e guardar no congelador.
VINHO
Já que muitas receitas têm a bebida entre os ingredientes, uma sugestão para aproveitar o vinho que sobra na garrafa é congelá-lo em formas de gelo e então envolvê-la em um papel alumínio para que a bebida não pegue o gosto de outros alimentos no congelador. Na hora de consumir, é só retirar os cubinhos e esperar que eles derretam. Desde que o vinho seja de qualidade, a receita vai continuar dando certo!
Viu como os alimentos congelados podem ser a solução para o seu problema de falta de tempo para dedicar a cozinha? Mas atenção: Segundo nutricionistas, o alimento não deve passar mais de três meses no congelador antes de ser consumido e é sempre bom colar uma etiqueta com a data em que ele foi congelado e a quantidade ou medida certa do que está no recipiente.
Fotos: Reprodução.