5 curiosidades científicas que todo apaixonado por café deve saber

Comportamento|Curiosidades|Estilo de Vida

Várias pesquisas comprovam que o brasileiro não vive sem um bom cafezinho. Alias, quem ama café deve concordar que o pretinho é muito mais do que uma simples bebida, ele é um estilo de vida. E se você faz parte do fã clube dos apaixonados por café e não perde a oportunidade de tomar uma xícara da bebida quentinha, a qualquer momento do dia, esta matéria é para você.

Como o No Pátio sabe que os coffeelovers adoram estudar mais sobre a bebida, se aventurar em experimentos e adquirir novidades, preparamos uma lista com curiosidades cientificas que vão deixar você, apaixonado por café, de boca aberta. Confira!

◊ Os efeitos da cafeína surgem dez minutos após o primeiro gole

Um estudo feito pela Universidade de Barcelona, na Espanha, mostrou que, após dez minutos, a cafeína atinge metade de sua concentração máxima no sangue, suficiente para começar a causar algum efeito. Em 45 minutos, quando alcança o nível máximo, já pode deixá-lo mais alerta. Dependendo da velocidade com que o organismo absorve a “droga”, é possível manter esse efeito por três a cinco horas.

◊ Café pode ajudar a prevenir Alzheimer e outras doenças

apaixonado-por-cafe-2

Um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Lisboa, em Portugal, afirmou que o consumo de café pode retardar os sintomas do Alzheimer. Outras pesquisas já provaram que beber café também diminui os riscos de doenças como diabetes tipo 2, depressão em mulheres e Parkinson.

◊ Você não precisa de café logo depois de acordar

O corpo humano produz um hormônio chamado cortisol, que promove a sensação de alerta. O cortisol é liberado de acordo com o período do dia e costuma atingir seu nível máximo assim que saímos da cama. Em outras palavras, tomar café logo após acordar é um desperdício de cafeína: o ideal é esperar algum tempo. Se você, apaixonado por café, se levanta às 8 horas, por exemplo, tome a bebida a partir das 9h30. No período da tarde, o ideal é tomar uma xícara entre 13h30 e 17 horas, quando o hormônio reduz sua quantidade no organismo.

◊ Abelhas também amam café

O néctar de algumas flores possui níveis pequenos de cafeína, que é usada para atrair abelhas e também pode melhorar a memória do inseto, segundo estudo publicado no periódico Science.

apaixonado-por-cafe-3

Vários estudos científicos sobre o café, que é uma das bebidas mais produzidas e consumidas do mundo, já foram feitos e comprovam os efeitos e benefícios do café no organismo. Além de acelerar o metabolismo, melhorar a concentração e estimular a memória, você viu que algumas descobertas menos famosas podem servir para explicar por que tantas pessoas gostam — ou são quase viciadas — na bebida cafeinada.

Então, apaixonado por café, vai um cafezinho?

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter