Nesta quinta-feira, dia 02 de fevereiro, comemora-se o Dia de Iemanjá. Conhecida como ‘rainha do mar’, sua figura é tida como a mãe de todos os orixás e em sua devoção, as pessoas entregam à deusa flores brancas, alimentos, bebidas, perfumes, espelhos, correntes e tudo o que possa proporcionar proteção e prosperidade. Esses presentes são lançados ao mar ou colocados dentro de um barco pequenos, principalmente no dia de sua celebração e virada de ano. Mas essas informações a maioria já sabe, não é mesmo? Por isso, o Hype fez diferente e, para você ir além, separamos 7 curiosidades sobre Iemanjá.
1- O mito da rainha do mar é originário do povo egba, da Nigéria, que habitava a região do rio Yemonja.
2- Já a celebração de Iemanjá tem origem no sincretismo de Oxum com Nossa Senhora das Candeias, celebrada no dia 02 de fevereiro.
3- O nome Iemanjá significa “mãe cujos filhos são peixes” em iorubá, língua falada em parte da África.
4- Em seu culto original, Iemanjá é associada aos rios, à fertilidade feminina, à maternidade, ao começo do mundo e à continuidade da vida.
5- A maior festa em homenagem a Iemanjá acontece na praia do Rio Vermelho, em Salvador (BA), com grandes procissões de barcos pesqueiros.
Iemanjá na música
Além da Bahia e dos candomblés, com as práticas de seu povo e sua religiosidade, no cenário da música popular brasileira, a rainha do mar é presente em letras de canções, como É Doce Morrer no Mar (1943) e Quem vem pra Beira do Mar (1954) de Dorival Caymmi; Canto de Iemanjá, de Afrosambas (1966); e em Conto de Areia (1974), romantizada na voz de Clara Nunes.
E aí, curtiu essas curiosidades? Aproveite e confira também na nossa editoria de entretenimento dicas de filmes sobre sereia para você lembrar do mar nesse dia de Iemanjá!
Fotos: Reprodução