5 curiosidades sobre “O Regresso”, filme que pode dar o Oscar a DiCaprio

Celebridades|Cinema|Entretenimento

Definitivamente, este ano é para ser o ano de Leonardo DiCaprio durante a entrega do Oscar. Tudo porque o filme “O Regresso”, além de ter sido muito bem recebido pela crítica – e pelo público, claro, também já levou alguns dos principais prêmios do cinema entregues agora em 2016, como o Globo de Ouro.”O Regresso” ganhou na categoria de Melhor Filme Dramático enquanto Leonardo DiCaprio levou o prêmio de Melhor Ator em Filme Dramático.

Enquanto a premiação não chega, que tal conferir algumas curiosidades sobre o filme? Então, descubra algumas coisas e prepare a torcida! (Alerta: tem spoilers leves, ok?)

O regresso4Inspirado em uma história real
Talvez essa seja a curiosidade mais conhecida. Sim, a história de “O Regresso” foi inspirada na história de Hugh Glass, um explorador que já teve sua história de sobrevivência retratada no poema “The Song of Hugh Glass” (de 1915), também já foi contada em forma de faroeste como “Fúria Selvagem” (de 1971), e de livro, que leva o mesmo nome do filme e foi lançado aqui no Brasil pela editora Intrínseca. Mas em 1954, outro livro chamado “Lord Grizzly” também contou a história de sobrevivência de Hugh Glass.

O Regresso3O filme não utilizou luz artificial
Apesar de todo o aparato tecnológico com o qual o cinema conta hoje em dia, um dos aspectos de “O Regresso” remete aos filmes de antigamente: o fato de, em momento algum, ter sido utilizada luz artificial durante as gravações. A opção por utilizar apenas luz natural acabou causando um efeito bem bacana ao filme, e pode render ao diretor de fotografia um Oscar. Por outro lado, a equipe tinha apenas pouco tempo para filmar por dia, o que fez com que as gravações fossem de outubro de 2014 a agosto de 2015 (o prazo estimado para o fim era maio de 2015). Com isso, Tom Hardy teve que ficar de fora de “Esquadrão Suicida”, onde ele daria vida ao vilão Rick Flagg.

O Regresso2A pele de urso era real
A pele de urso que o personagem de DiCaprio usa, acreditem ou não, era de verdade. Mas calma: nenhum urso foi morto, afinal, é errado e, no Canadá, onde o longa foi rodada, a caça é absolutamente ilegal. A pele foi obtida legalmente, com o auxílio do Departamento de Parques do Canadá, então, provavelmente, o urso que “doou” sua pele para as gravações morreu de causas naturais.

O Regresso6DiCaprio passou uns perrengues danados
Para começar, a tal pele de urso real foi um grande perrengue para DiCaprio. Isso por que ela era bastante pesada. Um urso é enorme, então, tentem imaginar quanto deve pesar apenas sua pele? Quando molhada – ou seja, boa parte do tempo, afinal, neva muito no Canadá – a pele chegava a pesar quase 50 quilos! Então, imagina atuar carregando 50 quilos sobre os ombros? Outro problema que DiCaprio precisou enfrentar foram as temperaturas extremamente frias, principalmente nas cenas que envolviam água. Já mencionamos o quanto neva no Canadá e que lá é muito, muito frio? Por fim, outro grande desafio para DiCaprio foi a cena em que ele aparece comendo um fígado cru. Isso por que o ator é vegetariano. Ele chegou a gravar com um pedaço de gelatina, mas não gostou do resultado. Então, abriu uma exceção em seu cardápio e encarou o fígado de verdade… E cru…

O RegressoA avalanche foi de verdade
Se você acha que foi só a pele de urso que foi real em “O Regresso”, está enganado! O diretor do filme achava que era preciso um pouco mais de realismo no filme (sério?), e resolveu criar uma avalanche real. Isso mesmo! Em determinado momento, vemos uma avalanche acontecendo ao fundo. Para isso, foram utilizados explosivos. E foi preciso muita sincronia para fazer a avalanche e rodar a cena, tudo com perfeição.

Mas gente, com tanto detalhe, com tanta coisa, não é possível que esse não seja o ano de DiCaprio nessa entrega do Oscar! Torcida a postos, é hora do nosso querido e eterno Jack receber sua merecida estatueta!

Fotos e vídeo: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter