Menu americano- 6 receitas clássicas para fazer em casa
9 de março de 2021
Startup cria cosméticos a partir de frutas feias que iam para o lixo
9 de março de 2021

5 dicas para desenvolver a independência nas crianças!

Você acha que seu filho será independente quando for adulto? Pensando nesse questionamento, que passa na cabeça de todos os papais e mamães, o Pátio Hype preparou uma lista com 5 dicas que estimulam a independência e incentivam a autonomia desde cedo. Confere aí!

1 – Não faça para o seu filho o que ele pode fazer só!

Para praticar a independência e a autonomia dos pequenos, é necessário que a criança tenha liberdade para fazer algumas atividades sozinha! Seja escovar os dentes, botar o pijama ou ir ao banheiro, mesmo que, muitas das vezes, durante o processo de aprendizagem, a criança demore um pouco a mais ou faça alguma bagunça.

2 – Não confunda ajuda com cuidado em excesso!

Vale lembrar, que mesmo sendo encorajados a fazerem atividades com segurança e desenvoltura, ainda existirão tarefas em que os pequenos precisaram de ajuda. Portanto, saber identificar onde o auxílio é necessário e permitir que a criança trace seu próprio caminho, de acordo com a idade, é fundamental para desenvolver a independência.

3 – Estimule a criatividade.

Permita que a criança encontre soluções para os próprios problemas. Ademais, cada situação adversa encarada pelos filhos é uma oportunidade para eles pensarem em como solucionar a questão. Além disso, incentivar esse senso de tomada de decisão e escolhas é imprescindível para o futuro dos mais novos.

4 – Passe segurança para o seu filho.

Cuidado com as broncas e os puxões de orelha, ok? É importante entender que a criança está passando por um processo de aprendizado e que o reforço positivo funciona muito mais do que um castigo ou uma reclamação. E não esqueça: deixar a criança perceber que você acredita no seu potencial é muito importante para que ela se sinta confiante.

5 – Estimule a resiliência

Ao apresentar um desafio para a criança, deixe que ela tente solucionar algumas vezes a atividade sem ajudar. Assim, ela compreende que tem várias chances, reagindo positivamente e aprendendo com as situações. Por outro lado, deixar claro que você está próximo, caso a criança precise de ajuda, fará com que ela se aventure mais e tenha confiança em si mesma.

Como podemos perceber, o aprendizado é um processo de tentativa e erro, portanto, confie no potencial que seu filho possui de resolver os próprios problemas!

E aí, Curtiu? Conta para a gente o que achou e lembre-se de estimular a independência dos pequenos apoiando e auxiliando sempre que necessário. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa.

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *