Organizadores de mesa – 5 Projetos DIY para você fazer em casa
27 de julho de 2021
amigo de Safadão
Polêmica: vídeo de pastor amigo de Safadão perto de criança viraliza e cantor se pronuncia
27 de julho de 2021

Foi dada a largada para os Jogos Olímpicos de Tóquio! Trata-se do maior evento esportivo do mundo! Só para você ter uma ideia, são 40 diferentes modalidades de esportes olímpicos que participam do torneio! É muita gente envolvida em todos os processos. Polêmicas relativas à realização de um evento deste porte em plena pandemia à parte, muitos dos esportes olímpicos que fazem parte do programa são até desconhecidos do público. Por exemplo você sabia que o golfe é um esporte olímpico? Pois é, ele estreou como esporte olímpico no Rio de Janeiro, em 2016. E este ano o Skate pegou muita gente de surpresa ao se tornar um dos esportes olímpicos.

Mas, para começar, você sabe o que faz de um esporte uma modalidade olímpica? Segundo as regras do Comitê Olímpico Internacional (COI), o processo é relativamente simples:

  • Para homens: o esporte precisa ser praticado por homens em 75 países, no mínimo, e em quatro continentes.
  • Para mulheres: o esporte precisa ser praticado em 40 países, no mínimo, e em três continentes.

Mas claro que não é todo esporte que atende a esses requisitos que, automaticamente, entra para a lista dos esportes olímpicos ou a lista seria imensa! A cada ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI) analisa as modalidades e define quem vai e quem fica. Isso porque, para um esporte entrar, outro necessariamente tem que sair. Pois bem, você sabia que os esportes abaixo eram modalidades olímpicas?

Badminton

esportes olímpicos

Sabe aquele par de raquetes com uma peteca que você ganhava de aniversário quando criança? Pois bem, o que parece um brinquedo inocente, na verdade, é um jogo chamado Badminton, que está na lista dos esportes olímpicos do Rio 2016. O Badminton estreou em 1992, na Olimpíada de Barcelona. Existem partidas masculinas e femininas, individuais e de duplas, inclusive duplas mistas. Acreditem ou não, a peteca pode chegar a 400 km/h! Ou seja, é bom ser rápido e rebater, em vez de levar uma “petecada”…

Maratona Aquática

O esporte é bem o que o nome sugere: uma corrida feita dentro da água, só que feita a nado. Imagina o quanto isso deve cansar! Ao todo, é preciso completar uma prova de dez quilômetros nadando em mar aberto. Ganha quem tocar primeiro a placa de chegada.

Esgrima

esportes olímpicos

A famosa luta com espadas é sim um dos esportes olímpicos, e desde 1896! O competidor pode escolher entre a espada, o florete ou o sabre. O objetivo, claro, é tocar o corpo do adversário o maior número de vezes possível.

Tiro Esportivo

Em 2016, nas Olimpíadas do Rio, muita gente fez a piadinha: “Claro, se a Olimpíada é no Rio, tiro tem que ser uma das modalidades!” Não é bem assim, gente! O tiro esportivo é um esporte olímpico faz tempo! Nele, o atleta – sim, atleta, nada de traficante! – precisa acertar alvos que podem ser fixos ou móveis. De acordo com a mira, o tempo para acertar e a precisão, ele vai somando pontos.

Pentatlo Moderno

esportes olímpicos

Atletismo, natação, esgrima, hipismo e tiro esportivo. Essas cinco modalidades, juntas, formam o chamado Pentatlo Moderno. E sim, o atleta precisa ser muito bom em todos esses esportes para pensar em conquistar uma medalha olímpica. Todas as provas acontecem no mesmo dia, começando com a esgrima, natação, depois vem o hipismo e, logo em seguida, uma disputa que combina corrida e tiro. Quem mais cansou só de ler?

Agora você já pode tirar uma onda com os amigos quando algum desses esportes olímpicos estiver passando na televisão!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *