Quem dança seus males espanta! Ok, o ditado pode até não ser exatamente esse, mas o resultado é semelhante. A dança é uma ótima aliada do bem estar, autoestima e saúde de qualquer pessoa. São diversos os benefícios – você relaxa, perde uns quilinhos extras, desenvolve a sua coordenação motora e, de quebra, ainda deixa os músculos definidos – dessa atividade física que além de divertida ainda funciona para alguns como uma verdadeira terapia.
As aulas de dança, como o balé fitness e a zumba, estão adquirindo cada vez mais adeptos. A onda tomou conta dos que querem fugir da monotonia tradicional das salas de musculação, repleta de exercícios iguais e repetitivos. Mas se você ainda não escolheu a modalidade que mais combina com você, o No Pátio listou cinco estilos de dança que vão fazer você suar enquanto sorri embalada pela música. Confira!
Dança do Ventre
A sensualidade e a beleza da dança do ventre vêm muito bem acompanhadas por exercícios que tonificam os músculos das pernas, braços e abdômen. Movimentos ondulados e serpenteados fazem a musculatura ser trabalhada de uma forma única. Por mexer muito os quadris e abdômen, é ótima no alívio de dores lombares.
Street Dance
É uma dança norte-americana que nasceu dentro da cultura hip-hop. Com algum tempo de treino, os praticantes já conseguem arriscar até mesmo movimentos acrobáticos. Com isso, os saltos, poses em que se sustenta o corpo com os braços, chutes e até cambalhotas fortalecem não só as pernas e braços, mas também costas e o abdômen. Não é demais?
Dança de Salão
Diante dos diversos estilos de dança não importa se a sua escolha é o forró, a salsa, o samba, zouk, lindy hop ou tango, saiba que você estará fazendo um tremendo exercício que combina tonificação das pernas e atividade aeróbica. Dançar a dois também é um excelente trabalho de consciência corporal. Se emagrece? Para se ter uma ideia, em uma hora de prática de samba o gasto calórico é de cerca de 600 calorias!
Ballet Clássico
Não se deixe enganar pela suavidade dos movimentos do ballet: por trás disso tem um esforço tremendo! Os exercícios do ballet exigem muito equilíbrio, flexibilidade e força; para isso, o abdômen trabalha todo o tempo, as pernas ficam saradas pelos vários tipos de saltos e sustentações e os braços durinhos, pois participam ativamente da dança.
Nem só de “carão” vive o pole dance. Sim, há muita sensualidade, mas pode apostar num trabalho de braços e abdômen como você nunca viu igual! Os movimentos incluem giros no chão, segurando a barra, e também a sustentação do próprio corpo, em posições que exigem força de braços, abdômen, costas e pernas. Quem começa a praticar já emagrece nos primeiros meses de aula!
Então, com essa listinha com alguns estilos de dança que o No Pátio preparou deu para escolher a sua modalidade preferida? Depois de sair rodopiando por aí, não deixe de vir aqui nos contar suas experiências com a dança.
Fotos: Reprodução.