Site manda spoilers de "Game of Thrones" pros inimigos
24 de junho de 2016
A boa do fim de semana
24 de junho de 2016

A necessidade de preservar o meio ambiente com atitudes verdes e adotar um estilo de vida ecológico e sustentável está cada vez mais presente, pois além de ser uma tendência em alta, a preocupação com o mundo em que vivemos e com o lugar que deixaremos para os nossos filhos e netos no futuro deve ser para todos uma preocupação cada vez mais real!

Muitas vezes as pessoas acabam se deixando levar pela correria do dia a dia e deixam sempre para depois a preocupação com nosso planeta, muitas vezes achando que pode ser complicado, difícil e muito mais caro levar um estilo de vida mais ecológioc e sustentável. Porém, a verdade é que ajudar o planeta não é algo assim tão difícil, basta transformar em hábitos diários alguns pequenos gestos que podem fazer uma grande diferença!

E pra te ajudar a começar HOJE MESMO, montamos uma listinha “verde”com  formas super simples de ajudar o nosso planeta. Vamos conferir?

Plant-tree_Ruth_imagesbazaar-e1434620461804

1- Plante uma árvore

Há um dizer que afirma que todo homem ou mulher só está completamente realizado após ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. E você? Já planou a sua? Colocando em prática a ideia de plantar uma árvore, ainda que seja apenas uma,  você contribui muito com o mundo e devolve à natureza tudo aquilo que ela nos dá diariamente. Os benefícios são muitos: árvores purificam o ar, valorizam a terra e podem servir de sombra, arrefecendo assim as casas e evitando o uso exagerado do ar condicionado. Aproveite para tornar a ocasião educativa e mais divertida, chamando as crianças para participar do processo. Peça a elas ajuda para escolher as sementes, escolher o local do plantio, plantá-las na terra ( você pode escolher como local da sua árvore um parque, o jardim de casa, um sítio ou até plantar uma mudinha no canteiro da calçada!). Escolham juntos um nome para a nova plantinha e dê a elas a responsabilidade de cuidar dela diariamente, regando e podando. As crianças vão adorar!

ajudar o planeta nopatio2

2- Menos plásticos, por favor!

Muita gente já sabe desta informação, mas nem tanta gente faz algo efetio a respeito: O plástico é um dos maiores componentes do lixo doméstico e um material que demora centenas de anos para se decompor, causando muitos danos ao meio ambiente. Uma forma simples, prática e até econômica de fazer a sua parte é dizer definitivamente não aos sacos plásticos, optando antes por sacos em pano ou tecido reutilizáveis, as chamadas ecobags. Tenha sacos e bolsas de tecido em casa, personalize-as como achar melhor e lembre-se de utilizá-las, levando-as ao supermercado, ao shopping e outros locais que oferecem sacolas de plástico. Ah! Se você quiser se jogar de vez na ideia e ser ainda mais ecológico, aprenda como fazer a sua própria ecobag utillizando uma camiseta velha, clicando aqui!

 

ajudar o planeta no patio4

3- Tecnologia a favor do meio ambiente

Você já parou para pensar em quanto papel você utiliza desnecesseriamente no seu dia a dia? Os gastos com papel são um dos principais motivos de desmatamento no mundo. O fato é que esse material ainda é essencial no dia a dia de grande parte da população, mas há maneiras de evitar seu desperdício, que impacta não só nas árvores, mas no gasto de energia e água. O chamado junk mail por exemplo, pode entupir a sua caixa de correio com toneladas de papel indesejado, contribuindo também para o desmatamento, entro outros. Algumas soluções práticas podem ajudar e muito a reduzir estas estatísticas. A primeira delas é aproveitar as praticidades da tecnologia disponível e ir eliminando o uso de papel “físico”. Você pode aderir por exemplo ao sistema de Home Banking, passando a pagar suas contas online e receber todas as faturas eletronicamente, uma atitude ecológica que felizmente cada vez mais pessoas estão a adotar, a bem da preservação das árvores e do planeta. Hoje em dia muitas empresas também fazem cadastros de seus usuários de forma digital, passando a enviar anúncios e propagandas por e-mail. Vamos aderir? Poupe papel e árvores, evite a emissão de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa, tão prejudiciais para o planeta.

1415784671.436454.inarticleLarge

4- Banho sustentável

Parece tão inocente, mas nem tanta gente sabe bem ao certo o quanto de água um simples banho pode gastar!Um banho longo pode gastar mais de 250 litros de água, enquanto um banho de 5 minutos pode economizar até 200 litros! Que tal encurtar o seu tempo de banho em apenas 2 minutinhos, gerando uma economia de pelo menos 37 litros de água a cada banho? Outra dica importante e fácil de adotar é fechar a torneira enquanto escova os dentes, o que pode economizar até 19 litros de água por dia. Bastante, não é mesmo?

ajudar o planeta nopatio5

5- Cardápio renovado

Nào é muita gente que para para pensar no assunto ou que efetivamente sabe disto, mas o ato de fazer uma refeição a menos à base de carne por semana pode ajudar o planeta e sua dieta! O hábito de comer carne infelizmente prejudica o meio ambiente, já que, por exemplo , para produzir meio quilo de carne para consumo hmano, são necessários incríveis 9 mil litros de água! Fazendo apenas uma refeição vegetariana por semana ( pode ser almoço ou jantar!),  você acaba por reduzir os custos energéticos, naturais e de transporte relacionados com a criação e distribuição de produtos de carne, além de dar uma boa pausa para seu corpo e descobrir novos sabores que nem imaginava existir! Quer inspiração? Confira algumas receitas veganas saborosas, práticas e saudáveis, clicando aqui!

 

*DICA BÔNUS

Além de adotar na vida diária as nossas dicas simples pra ajudar o planeta, a melhor maneira de fazer ainda mais é espalhando esta corrente do bem! Que tal compartilhar estas dicas com a família, os amigos e colegas de trabalho? Se cada um entrar nesta corrente, os efeitos serão cada vez mais visíveis e as consequências cada vez melhores. Fica a dica!

 

Agora que você já sabe como é fácil, que tal adotar as dicas e viver muito melhor e de consciência mais tranquila? O nosso planeta agradece!

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *