5 situações que provam que perdemos a dignidade na academia
9 de fevereiro de 2017
Vitrine do Cinema Búlgaro Contemporâneo
9 de fevereiro de 2017

Vamos combinar: quando a gente fala em “inventores mortos por suas invenções” logo você pensa em algo tipo o criador do Frankenstein sendo cruelmente perseguido e morto pela criatura que ele trouxera à vida, não é mesmo?  Mas apesar de nenhum dos inventores da nossa listinha abaixo ter inventado nenhum tipo de monstro ou criatura bizarra, eles acabaram morrendo por conta de suas próprias invenções ou descobertas.

Ou seja, se você acha que ser cientista é uma profissão chata e completamente segura, depois de olhar a lista abaixo, talvez você pense duas vezes nisso:

Marie Curie
A polonesa Marie Curie é uma das mais importantes mulheres cientistas na história do mundo. Graças às pesquisas dela, materiais radioativos como o Rádio e o Polônio foram descobertos, e aparelhos como o raio-X foram criados. A cientista ganhou dois prêmios Nobel, mas acabou morrendo devido ao envenenamento causado pela radiação dos materiais com os quais ela trabalhava…

Jean-François Pilâtre de Rozier
Se você acha bonito um balão de ar quente flutuando nos céus e sonha em estar dentro daquela cestinha, precisa agradecer a Rozier. O balão de ar quente é invenção dele. Entretanto, durante o vôo inaugural de sua invenção, um acidente aconteceu: devido a uma forte corrente de vento, o balão se esvaziou e caiu no estreito de Dover, levano Rozier à morte.

Alexander Bogdanov
Esse é um dos inventores que até fez experimentos esquisitos envolvendo coisas humanas. Ele foi um dos maiores estudiosos do processo de transfusão de sangue. Entretanto, ele acreditava que realizando múltiplas transfusões, alcançaria a juventude eterna. Mas ele não contava que acabaria recebendo sangue de um jovem contaminado com malária e acabaria morrendo…

William Bullock
O jornal, a revista ou mesmo o livro que você lê deve muito a William Bullock. Foi ele que inventou uma máquina que podemos chamar de ancestral da impressora que temos hoje em nossas casas. Entretanto, ele se acidentou com uma dessas máquinas criadas por ele e acabou morrendo devido a uma infecção e gangrena causadas na perna devido ao ferimento…

Thomas Andrews
Sem dúvida, um dos mais curiosos e conhecidos casos de inventores mortos por seus inventos. Thomas Andrews foi o projetista do célebre Titanic, e estava nele em sua primeira e única viagem. Andrew havia projetado 46 botes salva-vidas para o navio, entretanto, os construtores colocaram apenas 20. O inventor morreu tentando salvar o máximo possível de pessoas na noite do acidente…

Ai gente, o que dizer de quem morreu em nome da ciência?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *