Comissão debate Lei de Diretrizes Orçamentárias na Assembleia Legislativa
21 de junho de 2017
Câmara Municipal capacita funcionários em curso de combate a incêndio
21 de junho de 2017

Como todo mundo sabe, a atriz Emma Watson é uma das embaixadoras da Organizações das Nações Unidas (ONU), no tocante ao direito das mulheres. Ela é a voz por trás da campanha #HeforShe, que convida os homens a conhecerem o movimento feminista e alerta para as atitudes machistas que eles tomam no dia a dia.

Com um discurso feminista forte, a atriz é conhecida como militante do empoderamento feminino e fez uma listinha apenas fabulosa com importantes livros feministas, escritos por mulheres fortes e que trazem histórias inspiradoras. E dessa listinha, nós separamos cinco títulos para indicar para vocês também! Confiram:

1. Persépolis, Marjane Satrapi (2000)
Uma das mais importantes graphic novels do mundo, ela foi feita por uma iraniana que conta como foi sua infância no Irã. A história é tão envolvente que o livro virou animação.

2. Como Ser Mulher, Caitlin Moran (2012)
Com muito humor, a escritora britânica Caitlin Moran conta como foi sua infância, sua adolescência e aborda diversos limites e desafios a serem superados só pelo fato dela ser mulher e como ela se envolveu com o movimento feminista.

3. A Cor Púrpura, Alice Walker (1982)
Trata-se de uma ficção – ganhadora de um Pulitzer, diga-se de passagem – mas bem poderia ser uma história real. As irmãs Celie e Nettie são negras e sofrem constantes opressões por isso, até o dia em que elas cansam de sofrer preconceito e resolvem tomar as próprias vidas nas mãos.

4. Mom & Me & Mom, Maya Angelou (2013)
O sétimo livro da série de autobiografias escrito por Angelou é inspiração pura. Dos livros feministas, um dos mais importantes, no qual a escritora revela em detalhes o relacionamento com a própria mãe.

5. Metade do Céu – Transformando a Opressão em Oportunidades para as Mulheres de Todo Mundo, Nicholas D. Kristof e Sheryl WuDunn
TRata-se de um livro-reportagem que traz diferentes personagens que retratam as diferentes formas de opressão vividas pelas mulheres nos mais variados campos: profissional, familiar etc. Ele propões debates sobre como mudar isso e como aproveitar o momento pelo qual o mundo está passando para dar mais voz e vez às mulheres.

Os fãs da atriz devem lembrar, inclusive, que ela fez uma ação “esquecendo” vários livros com dedicatórias pelo metrô de Londres. E foi exatamente o item 4 da lista, o livro da Maya Angelou. Agora é só arrumar um cantinho tranquilo e boa leitura!

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *