Agenda cultural do fim de semana
17 de março de 2017
Programação especial no TJA
17 de março de 2017

Donuts recheados, panquecas, ovos mexidos com bacon… Só de falar em comida típica americana já dá água na boca, não é mesmo? E apesar do hambúrguer ser um dos grandes ícones da culinária dos Estados Unidos, a gastronomia de influência inglesa conta com muitas outras iguarias tão saborosas quanto.

Com toda a sua variedade, embora calóricas, as comidinhas da terra do Tio Sam conquistam pelo sabor intenso e irresistível. Então, que tal dar uma pausa na dieta para saborear uma receitinha americana incrível? 

OVOS MEXIDOS COM BACON

Ingredientes:

– 1 colher (chá) de manteiga;

– 2 ovos;

– Sal;

– Bacon a gosto.

Modo de preparo:

Frite o bacon na própria gordura e reserve. Quebre os ovos e os coloque em um recipiente. Acrescente a manteiga no mesmo recipiente, mas não mexa. Coloque tudo em uma frigideira pequena ou média, em fogo médio – se as claras começarem a ficar brancas muito rapidamente, tire a panela do fogo por um tempo. Com uma colher de pau ou uma espátula de silicone, mexa de maneira a estourar as gemas, mas, ainda assim, delicadamente.

Concentre os movimentos no centro da frigideira, que é o lugar mais aquecido e onde o ovo gruda mais, mas passe ocasionalmente pelas bordas também. Adicione uma pitada de sal quando a mistura estiver já um pouco rígida, um pouco antes de dar o ponto do ovo. Continue mexendo até ficar na consistência que você prefere. Se você gosta dos ovos mais durinhos e secos, deixe por mais tempo. Se preferir mais cremoso, tire do fogo mais cedo. Sirva logo em seguida. Os ovos continuam cozinhando por um tempinho quando saem da panela.

DONUTS RECHEADOS

Ingredientes:

– 2 xícaras de leite morno;

– 1 colher (chá) de fermento biológico seco;

– 1/2 xícara de açúcar;

– 1/2 colher (chá) de sal;

– 2 ovos;

– 1 colher (chá) de essência de baunilha;

– 4 xícaras de farinha;

– 1/2 xícara de manteiga;

– Óleo para fritura.

Modo de preparo:

Misture as duas xícaras de leite morno ao fermento biológico e deixe agir por cinco minutos. Adicione meia xícara de açúcar, meia colher (chá) de sal, dois ovos e uma colher (chá) de essência de baunilha. Misture tudo em um processador. Adicione gradualmente quatro xícaras de farinha à mistura. Coloque meia xícara de manteiga em temperatura ambiente e misture bem.

Despeje a espessa mistura em uma tigela, tampe com plástico-filme e deixe descansar na geladeira por, pelo menos, quatro horas. Despeje farinha sobre uma superfície e passe-a no rolo de massa também. Pegue metade da massa e passe na farinha. Com o rolo, abra a massa até que fique com 2,5cm. Use a boca de um copo para cortar discos achatados de massa. Disponha os discos em uma assadeira com papel-manteiga e farinha. Deixe descansar por uma hora em temperatura ambiente. Cubra com plástico para não secar. Frite a 185°C. Deixe dourar por um minuto e meio de cada lado. Despeje os donuts sobre papel-toalha para tirar o excesso do óleo. Os donuts podem ser recheados com diversos sabores.

Para montar: coloque o recheio em um saco de confeitar com ponta de 4mm. Insira a ponta na lateral do donut. Esprema delicadamente o saco e vá retirando a ponta do donut. Depois de rechear, polvilhe açúcar generosamente. Sirva quente.

PANQUECAS AMERICANAS

Ingredientes:

– ½ xícara de leite;

– 1 ovo;

– 1 xícara de farinha de trigo;

– 2 colheres (chá) de fermento em pó;

– 1/2 colher (chá) de sal;

– 2 colheres (sopa) de açúcar;

– 1 colher (chá) de óleo;

– 1 colher (chá) de essência de baunilha.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e bata até que a massa esteja homogênea (todos os ingredientes bem misturadinhos, sem bolotas de farinha). Em uma frigideira antiaderente, coloque mais ou menos duas colheres (sopa) de massa, sem espalhar. Quando a massa estiver com “bolhas”, vá soltando delicadamente com a ajuda de uma espátula. Vire a panqueca e deixe o outro lado dourar. Depois é só escolher o recheio e servir. As opções de recheio são muito variadas: geleia caseira, doce de leite, mel, frutas, chocolate derretido…

MILKSHAKE DE BISCOITO

Ingredientes:

– 200g de sorvete de creme;

– 80g de biscoitos de chocolate recheados;

– 50ml de creme de leite fresco;

– 100ml de leite.

Modo de preparo:

Esta comida típica americana é bem fácil de preparar, basta misturar todos ingredientes e bater no liquidificador até ficar cremoso.

CUPCAKE DE BANANA COM NUTELLA

– 2 ovos;

– 125ml de óleo de canola;

– 200g de açúcar;

– 150g de farinha;

– 2 colheres (sopa) de suco de limão;

– 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio;

– 1 colher (chá) de baunilha;

– 1/2 colher (chá) de sal;

– 2 bananas nanicas;

– 3 colheres (sopa) de leite;

– 200g de açúcar de confeiteiro;

– 120g de manteiga;

– 50g de cacau em pó;

– 100g de nutella.

Modo de preparo:

Amasse bem a banana, misturando na mesma hora o suco de limão para não escurecer. Em outro recipiente, peneire o bicarbonato, o sal e a farinha. Junte em uma tigela os ovos, o açúcar e o óleo e com a ajuda de um fouet bata até obter uma mistura homogênea. Junte a baunilha e a banana amassada e siga batendo. Gradativamente adicione a mistura de farinha, sal e bicarbonato, mexendo com uma espátula. Distribua nas formas mais ou menos em 3/4 da forma, pois esta massa não cresce muito. Leve ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos.

Cobertura: Na batedeira, bata a manteiga em velocidade média até ficar cremosa. Diminua a velocidade para juntar gradativamente o açúcar já peneirado com o cacau. Adicione o leite e a Nutella e volte para a velocidade média. Observe a consistência, se estiver muito duro adicione leite, se muito mole açúcar. Utilize nos cupcakes já frios.

Existe apenas uma verdade absoluta no que se refere à gastronomia americana: o fato dela refletir a origem daqueles que fundaram o país. Ou seja, uma comida típica americana acaba por ser um conjunto (adaptado) de muitas culinárias mundiais. E isso a gente adora, não é verdade?

Fotos: Reprodução. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *