Em meio ao cenário nacional de falta de chuvas e reservatório menores, hoje em dia tanto economizar água e energia quanto desenvolver o consumo consciente destes recursos se torna, cada vez mais, uma necessidade primordial. E embora muita gente acredite que somente desligar no botão os aparelhos eletro-eletrônicos da casa é o suficiente para que eles deixem de consumir energia elétrica, na realidade não é exatamente assim.
Se você anda torcendo o nariz para o valor da sua conta de luz todos o meses, o No Pátio decidiu te ajudar a descobrir os aparelhos que mais consomem energia, mesmo desligados, e saber quanto cada um deles contribui para que a fatura no final do mês chegue com um preço nada agradável.
Veja a seguir quanto gasta por hora (em média) alguns aparelhos que você pode ter em casa e adote o hábito de tirá-los da tomada quando não estiver usando:
Computador: até 21w/hora desligado e 80w ligado;
Notebook: 15 watts a hora ou mais mesmo desligado;
Vídeo-game: 23 watts ligados e 1w/hora desligado;
TV: 3 watts por hora;
Aparelho da TV a cabo: 33 watts por hora;
Carregador de celular: se ele só estiver plugado na tomada, sem o celular conectado, já consome 1 watt. Se estiver com o celular carregado (100% bateria) e plugado, consome 4.5 watts. E durante o carregamento do celular, consome 8 watts.
Você viu que aparelhos desligados, mas mantidos na tomada, podem consumir entre 1 a 50 watts por hora. E mesmo que 1 watt por hora pareça pouco, o dia tem 24 horas e isso multiplicado pelos dias do mês pode resultar em um aumento significativo na sua conta de energia elétrica, além de um gasto desnecessário e ecologicamente incorreto.
E olha na conta da energia elétrica ainda vem tributos e outros custos adicionais, como: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Taxa de Iluminação Pública.
Fotos: Reprodução.