O sistema ósseo é um dos sistemas mais importantes do corpo humano, não é mesmo? Para te ajudar a prevenir a osteoporose e garantir uma boa qualidade de vida, o Pátio Hype preparou para você 7 dicas essenciais. Confere ai!
A osteoporose é uma patologia que afeta uma a cada três mulheres e, portanto, deve ser levada a sério. Essa doença do metabolismo provoca a perda de massa óssea e a incapacidade de reconstrução das células do tecido ósseo.
Mesmo sendo mais comum em pessoas com mais de 50 anos, existem casos da doença em pessoas jovens, pois existem fatores genéticos e hábitos que facilitam o desenvolvimento dessa enfermidade.
1 – Aumente a ingestão de cálcio!
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ideal é ingerir pelo menos 800mg de cálcio por dia, o que equivale a quatro porções de leite.
Caso você seja intolerante a lactose ou apenas não goste de leite não se preocupe! Existem diversas outras fontes de cálcio não lácteas.
Veja abaixo alguns exemplos:
- Verduras, legumes e vegetais folhosos na cor verde-escuro são especialmente ricos em cálcio, fornecendo cerca de 100mg de cálcio por porção;
- Uma porção de aveia fornece de 100mg a 150 mg de cálcio;
- Castanhas e amêndoas possuem cerca de 100mg por porção;
- Feijão é rico em cálcio, assim como em proteínas. Uma xícara de feijão cozido possui 154mg de Cálcio;
- 75 gramas de salmão enlatado contêm 181mg de cálcio.
2 – Lembre-se da vitamina D!
Não se esqueça de tomar aquele banho de sol regularmente. O Cálcio só é absorvido pelo corpo quando temos os níveis adequados da vitamina. Logo, é essencial conciliar o consumo de cálcio adequado com sessões de 15 a 20 minutos de banho de sol.
No entanto, nada de sair por aí no sol de meio dia, ok? Prefira horários mais frescos pela manhã ou após as 4 da tarde. Dessa forma, você não corre o risco de desenvolver problemas de pele.
3 – Evite o consumo de refrigerantes.
O consumo exagerado de açucares refinados e de refrigerantes tem um efeito muito prejudicial ao corpo. Já que eles aumentam os níveis de acidez no sangue e diminuem a densidade óssea.
Por serem extremamente ácidos, o corpo precisa usar sua reserva de minerais para equilibrar o ph. Fazendo com que o Cálcio seja utilizado no lugar errado.
4 – Faça exercícios regularmente para prevenir a osteoporose.
Fazer exercícios regularmente é um dos hábitos mais saudáveis que podemos ter, não é? E para prevenir a osteoporose não seria diferente. A prática de qualquer atividade física fortalece os ossos, previne a deterioração precoce da cartilagem e reduz o risco de lesões.
O ideal é que sejam atividades mais leves e com o mínimo de impacto, como a caminhada
5 – Evite álcool e cigarro!
todo mundo sabe que bebida e cigarro fazem mal para o organismo, não é mesmo? as toxinas que o tabaco e as bebidas alcoólicas contêm são prejudiciais para a saúde óssea e de outros sistemas do corpo.
O abuso dessas substâncias diminui os reflexos e incrementa o risco de quedas e possíveis fraturas. Além disso, influenciam no processo de limpeza sanguínea e conduzem ao desenvolvimento de patologias mais severas.
6 – Vá ao médico e faça a densitometria!
A osteoporose é uma doença silenciosa, que demora a ser notada porque não apresenta sintomas notáveis. Por não ser facilmente detectada, muita gente acaba descobrindo que sofre desse mal após a primeira fratura.
Por isso, é de suma importância que você faça a densitometria óssea. Esse é o principal exame de diagnostico da doença, que avalia a densidade dos ossos e músculos e identifica riscos de fratura no estágio inicial.
E aí, curtiu as dicas que o Pátio Hype preparou para você? Comente aqui embaixo o que achou e lembre-se de nos visitar regularmente para ler mais matérias como essa.
Fotos: reprodução.