6 idiomas inventados para livros, filmes e séries

Entretenimento|Listas
idiomas inventados

Você acha fácil aprender um idioma novo? Falar inglês, francês, espanhol ou alguma outra língua existente no planeta definitivamente é uma tarefa que requer esforço e dedicação. Mas, e inventar uma língua, criar um alfabeto do zero, você acha que seria capaz? Relembre a seguir 10 idiomas inventados exclusivamente para livros, filmes e séries:

Klingon, um dos idiomas inventados mais populares do mundo

Os fãs da franquia Star Trek – Jornada nas Estrelas são realmente devotados. Tanto que o Klingon, língua falada pelos vilões da franquia, se tornou extremamente popular. Criado nos anos 1980 pelo linguista Marc Okrand, o Klingon hoje em dia é falado por milhares de pessoas ao redor do mundo. Os fãs, inclusive, criaram o Instituto da Língua Klingon.

Tolkien se empolgou e criou o Sindarin, Quenya e vários outros

Linguista e professor da universidade de Oxford, J. R. R. Tolkien ficou famoso não apenas por suas obras como O Hobbit e O Senhor dos Anéis, mas por ter inventado não apenas um, mas diversos idiomas. Elfos, orcs, anões: diferentes personagens tinham diferentes línguas. Mas as duas que mais se destacaram em sua obra foram o Sindarin e o Quenya.

O Na’vi conquistou os visitantes de Pandora

Assim como Star Trek, a franquia Avatar também contou com a ajuda de um linguista para criar o Na’vi. O idioma falado pelos moradores desta região incrível também foi trazido para a “vida real” e atualmente conta com milhares de falantes e estudiosos ao redor do globo.

Em Duna, o Chakobsa é o idioma

Frank Herbert é o autor da série de livros Duna e se inspirou em idiomas como o romani e o árabe e o Bhotani Jib, língua que ele mesmo havia criado antes para construir o Chakobsa. Já nos filmes, Denis Villeneuve contou com o linguista David J. Peterson para criar os demais idiomas fictícios que se escuta na produção.

Dothraki e Alto Valiriano também são idiomas inventados para Game of Thrones

idiomas inventados

David J. Peterson também foi o responsável por criar os idiomas que os fãs ouvem na série Game of Thrones. Nesse caso em especial, há um detalhe curioso: apesar do autor da obra, George R. Martin ainda estar vivo e ter supervisionado todos os detalhes da produção, no quesito idiomas, o trabalho foi inteiramente feito por Peterson.

O Atlante mostra que animação também tem novos idiomas

idiomas inventados

Lançada em 2001, a animação Atlantis: O Reino Perdido, da Disney, também traz um idioma criado especificamente para ela, o Atlante. A língua também foi fruto do trabalho de Marc Oskrand, de Star Trek. Ele se inspirou no latim, grego, hebraico, línguas norte-americanas e também no idioma sumério para criar o idioma.

Você sabe falar algum destes idiomas?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter