O mundo fashion é extremamente fascinante, mas o que nem todo mundo imagina é que ele vai muito além de roupas e glamour. Por isso nós selecionamos 6 livros de moda para você conhecer um pouco mais desse universo, se atualizar sobre como está o mercado, curiosidades sobre a história da moda e muito mais!
Só os apaixonados por moda sabem a delícia que é passar horas lendo aquele blog favorito, ou então a ansiedade para chegar a revista do mês. Os livros trazem sempre um pouco mais de conteúdo para explorarmos e nos permitem ficar por dentro do que tá rolando na moda atual. Futilidades para uns, estilo de vida para outros, a moda desperta paixão e ódio. E por que será, hein? As respostas para esses questionamentos a gente pode encontrar na seleção de leituras que vem logo abaixo!
1 – O Biquíni Made in Brazil
Autora: Lilian Pacce
Editora: Arte Ensaio
Apesar de ser uma invenção francesa de 1946, o biquíni brasileiro é o grande objeto de desejo das mulheres do mundo todo – e talvez o único item do vestuário no qual o Brasil é referência de qualidade, reconhecido e admirado internacionalmente. E foi essa constatação que levou a jornalista Lilian Pacce, considerada uma das mais importantes profissionais de moda do mundo, a aprofundar seus estudos sobre o tema. O resultado é o livro Biquíni Made in Brazil, uma obra leve e bem-humorada, repleta de curiosidades e informações que, além de contar toda a trajetória da peça que completa 70 anos em 2016, valoriza a relação dos brasileiros com o traje, as mudanças de costumes e hábitos ao longo dessas décadas e pontua os principais fatos numa didática linha do tempo. Você pode encontrá-lo aqui!
2 – A Moda Imita a Vida
Autor: André Carvalhal
Editora: Senac Rio
Na moda ou na vida estamos sempre buscando o nosso espaço. Quem somos? Onde estamos? Pra onde vamos? O questionamento é o ponto central da nossa existência, como se tudo precisasse ser revelado no campo da racionalidade (ou da afetividade) para existir. Quando se trata da construção de uma marca, descobrir o que fazer tem muito a ver com descobrir quem a marca é. Com jeitinho de ‘autoajuda’, mas sem a menor intenção de trazer receitas ou respostas milagrosas, ‘A moda imita a vida’ tem o objetivo de gerar insights sobre caminhos de construção e manutenção de uma marca de moda, por meio do seu autoconhecimento. A partir de entrevistas com alguns dos principais profissionais do mercado e criadores de grandes marcas, como Oskar Metsavaht, Ronaldo Fraga, Isabela Capeto, Kátia Barros e Marcello Bastos, o livro aborda as principais questões de uma marca na construção da sua identidade, imagem e posicionamento. Compre o livro aqui.
3 – Moda à Brasileira
Autora: Alice Ferraz
Editora: Gente
Moda não combina com medo e Alice Ferraz, a empresária de moda mais influente do Brasil, traz um livro completo para responder à pergunta que lhe fazem todos os dias: como eu faço para me vestir bem? O livro que representa os novos tempos da moda, um momento maravilhoso de quebrar paradigmas e se reinventar. Alice Ferraz não está aqui para ensinar a você o que “pode” e o que “não pode”, mas como raciocinar a moda para servir à quem você quer e precisa ser, para servir à sua criatividade, ao seu jeito de ser e ao poder que você pode exercer quando se sente bem-vestida. Além disso, você ainda pode se inspirar nos moodboards das influenciadoras do F*Hits como Lalá Noleto, Camila Coelho, Helena Lunardelli, Sophia Alckmin, Silvia Braz, Luiza Sobral, Nicole Pinheiro, Rebeka Guerra, Claudia Bartelle, Alice Salazar e Lucy Ramos. Um guia imprescindível para dominar a moda sendo você mesma. Você encontra ele aqui!
4 – De Princesa a Rainha da Moda
Autora: Diana Von Furstenberg
Editora: Seoman
Diane von Furstenberg reflete sobre a extraordinária jornada de sua vida, numa história que inspirará otimismo e confiança em todos. Depois de explorar suas raízes na Bélgica como filha de um sobrevivente do Holocausto, ela narra suas glamourosas viagens pela Europa como jovem princesa do jet-set, e evoca a liberdade da Nova York dos anos 1970. Ela conta tudo que aprendeu sobre amor, beleza e o processo de envelhecimento durante essa caminhada. Diane relembra no livro as três fases de sua vida de empresária, as quais ela chama de o Sonho Americano, a Volta Triunfal e a Nova Era, fase atual de sua vida, na qual ela trabalha para solidificar seus esforços profissionais e filantrópicos de modo a deixar um legado perene. Ler este livro é como ter uma conversa íntima com um ícone atual que generosamente compartilha conosco sua sabedoria e seu jeito de levar a vida. Você pode comprá-lo aqui.
5 – Moda Com Propósito
Autor: André Carvalhal
Editora: Editora Paralela
Em um mundo cada vez mais conectado, a moda ganhou força e conquistou espaço na vida das pessoas. Agora estamos cheios de produtos e sempre queremos mais. Nos últimos anos, porém, essa ansiedade gerada pelo consumismo tem deixado a sociedade e o meio ambiente esgotados, e a promessa de que a compra traz felicidade claramente não vale mais. No entanto, muitas marcas continuam buscando o lucro através da compra desenfreada. Questionador como sempre, André Carvalhal reflete sobre essas contradições para apresentar aquilo que deveria nortear todas as marcas da atualidade: o fazer com propósito. Mirando muito além da venda e do marketing, ele nos mostra como é necessário entender certos valores ? como sustentabilidade, comércio justo, consciência social e cultural ? para ser capaz de inovar e empreender com sucesso. Assim como é preciso aprender a viver com menos, pensar nas consequências de se buscar sempre o mais barato e refletir no impacto social de cada ação — e isso vale também para os consumidores. Afinal, com informações atualizadas a cada segundo, não basta simplesmente trabalhar por dinheiro. É preciso, acima de tudo, buscar esse novo olhar, para se viver e conquistar com propósito. Compre o livro aqui!
6 – Legendary Authors and the Clothes They Wore
Autora: Terry Newman
Editora: Harpercollins
Oscar Wilde, Simone de Beauvoir, Truman Capote, F. Scott e Zelda Fitzgerald. Ao pensarmos nesses grandes nomes da literatura, natural que, imediatamente, associemos seus nomes às respectivas obras – dificilmente pensaríamos em que tipo de calça Oscar Wilde gostava de usar ou que vestido Simone de Beauvoir escolhia para determinada ocasião, visto que, em geral, os autores estão do lado oposto ao universo de artistas e celebridades que possuem stylists e frequentam tapetes vermelhos. Esse é o mote do novo livro Legendary Authors and the Clothes They Wore (Harper Collins), da jornalista de moda Terry Newman, com o qual ela cria um match entre duas de suas maiores paixões: moda e literatura. Para tanto, Newman fez uma lista com os 50 autores que mais admira e que mais a intrigam, de TS Eliot e George Sand a Malcom Gladwell e Maya Angelou (além dos já citados). Para cada autor, foi separando fotos (são 80, ao todo, todas em P&B), excertos de suas obras, citações de suas falas, termos que usavam em sua literatura e que dizem respeito à moda e fatos rápidos de suas histórias, compilando informações que iluminam o impacto desses autores na moda. Você pode comprar o livro aqui!
Você já leu algum desses livros da lista? Indicam? E pra quem não leu nenhum ainda, agora com todas estas ótimas dicas, nós temos certeza que você está se coçando para começar as leituras imediatamente. Então bora lá!
Fotos: Reprodução