60% dos internautas acreditam que a atenção básica garante mais saúde à todos

Acontece|Assembleia Legislativa|Atualidades

Conhecida como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde, o programa de atenção básica visa orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade.  A cada dia meio milhão de trabalhadores e trabalhadoras de saúde, juntamente com o Poder Público, vêm lutando para ter um programa que responda, perto da casa das pessoas, à maioria das necessidades de saúde, com agilidade e qualidade, de modo acolhedor e humanizado. E é isso que a população considera importante.

Em enquete realizada recentemente pelo Portal da Assembleia Legislativa, a maioria dos internautas (60%) defendeu a ampla cobertura na atenção básica, assegurando, assim, que o atendimento físico, mental e social do cidadão é a opção mais adequada na promoção de saúde. 

Os 40% restantes dos internautas entenderam que saneamento básico e educação ambiental são os melhores caminhos no sentido de prevenir doenças. Nenhum internauta escolheu a última opção da enquete, que sugere que a questão não diz respeito ao Poder Público.

atenção básica 2

Para a deputada Dra. Silvana (PMDB), as duas opções escolhidas pelos internautas se complementam e são fundamentais. De acordo com a parlamentar, o saneamento básico está incluso na atenção básica dada à população, “pois a saúde não se faz apenas nos hospitais”.

A deputada Fernanda Pessoa (PR), que integra a Comissão de Seguridade Social e Saúde da AL, também entende que “esses são dois fatores primordiais para a saúde pública”.

Já o deputado Carlos Matos (PSDB), por sua vez, concorda com os internautas, mas frisa que, no Ceará, “houve uma inversão de valores”. Segundo ele, houve um foco na questão da construção de equipamentos, deixando o atendimento em segundo plano. “Deve haver um equilíbrio. O Estado agiu de uma forma se confiando na União, que se omitiu, e isso gerou um colapso na nossa saúde”, avaliou.

E você, concorda com a opinião da maioria dos internautas?

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter