Inglês grátis: Capes e MEC oferecem curso de língua inglesa para universitários e pós-graduandos
31 de março de 2016
Espetáculo "Joelma" em temporada na CAIXA Cultural Fortaleza
31 de março de 2016

Já está chegando a 6ª Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza! O evento acontecerá de 6 a 9 de abril no Teatro Carlos Câmara e vai receber palestrantes consagrados nacional e internacionalmente. Este ano a Conferência tem o tema “Fortaleza no contexto do Sistema Nacional de Cultura” e a programação abordará a importância dos Sistemas, dos Conselhos, dos Planos e dos Fundos de Cultura para as Políticas Públicas do segmento.

A abertura desta edição acontece na próxima quarta-feira, dia 6 de abril, às 19 horas com a palestra “Sistema Cultural como mecanismo de garantia de direitos culturais”, com o palestrante Germán Rey Beltrán, pesquisador e professor da Universidade Javeriana (Colômbia) e a participação de Alexandre Barbalho, doutor e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará.

Os interessados em se inscrever para o Seminário, que contará com quatro painéis, deverão preencher ficha disponível no site da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (clique aqui!) e enviar para o e-mail institutoanimacult@gmail.com até o dia 5 de abril. O Seminário se propõe a gerar uma reflexão aprofundada sobre a os componentes dos distintos sistemas nacionais de cultura, com foco no instrumento de planejamento estratégico (Plano), mecanismo de financiamento (Fundo) e instâncias de participação social (Conselho Gestor), na perspectiva de apresentar avanços, identificar gargalos e perspectivas de qualificação desses componentes no âmbito das políticas culturais.

O objetivo é contribuir com o processo de aperfeiçoamento desses componentes no âmbito do sistema municipal de cultura, sendo uma etapa fundamental para a identificação de problemas e soluções a serem discutidos na Plenária Municipal para a elaboração da carta de recomendações da 6ªCMCF.

VI-Conferência-Municipal-de-Cultura-de-Fortaleza-nopatio

Painel I acontece quinta-feira (7/4), às 16 horas, e discutirá Cultura e Cidade com os palestrantes Luiz Fernando Almeida, arquiteto, ex-presidente do IPHAN e Diretor do Instituto Pedra, e Glória Diógenes, doutora em sociologia e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará.

Painel II acontece quinta-feira (7/4), às 17h30min, com o tema Políticas Públicas e Democracia Participativa: A Importância dos Conselhos de Cultura, que será debatido por Bernardo Machado, historiador, cientista político e pesquisador da Fundação João Pinheiro, e Humberto Cunha, doutor em Direito, advogado da União e professor da Universidade de Fortaleza.

O tema do Painel III, que acontece sexta-feira (8/4), às 9 horas, será A Efetividade dos Planos de Cultura na Gestão de Políticas Públicas. Debatendo o assunto estarão Frederico Barbosa, doutor em sociologia e investigador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, e Maria Helena Cunha, mestre em Educação, especialista em Planejamento e Gestão Cultural e diretora Inspire Gestão Cultural.

Já o Painel IV discutirá O Papel dos Fundos Públicos para o Financiamento das Políticas Culturais na sexta-feira (8/4), às 10h30min, com Silvana Meireles, Secretaria Executiva da Secretaria de Cultura de Pernambuco e ex-secretária de Articulação do Ministério da Cultura, e Henilton Menezes, consultor, gestor cultural e ex-secretário de fomento do Ministério da Cultura.

A 6ª Conferência Municipal de Cultura é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultural, com organização do Instituto Cultural Ânima e o apoio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, da Secretaria da Cultura do Estado e do Teatro Carlos Câmara.
Sobre a 6ª Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza

A 6ª CMCF e é um espaço participativo de discussões e de proposições sobre as politicas públicas de cultura municipais, além de um importante instrumento de avaliação e pactuação entre poder público e sociedade civil. A 6ª CMCF teve como etapa preparatória os cursos livres, cuja temática desta edição foi Política cultural, controle e participação social. O objetivo dos cursos foi apresentar um panorama das políticas públicas destinadas à cultura no Brasil, no Ceará e em Fortaleza.

A Plenária Municipal será a etapa final da 6ª CMCF que, de acordo com o documento “Proposta para a Conferência”, encaminhado pelo Conselho Municipal de Politica Cultural de Fortaleza (CMPC), tem como objetivo principal a qualificação do debate acerca da efetividade, da implementação e do funcionamento do Sistema Nacional de Cultura e, por consequência, do Sistema Municipal de Cultura.
Conheça abaixo um pouco mais dos palestrantes desta edição da Conferência Municipal de Juventude de Fortaleza!

conferência municipal de cultura nopatio2

Germán Rey Beltrán

Doutor em Psicologia é professor da Portificia Universidad Javeriana (Colômbia). Assessor do Ministério da Cultura Colombiano para as áreas de comunicação cultural, indústrias culturais e gestão cultural, tendo sido autor do Manual de Politicas Culturais. Participou do Projeto Economia e Cultura (Convenio Andrés Bello), onde coordenou o tema sobre indicadores sociais da cultura. É membro diretor da Fundação para Liberdade de Imprensa e diretor do diário “O Espectador”. Autor de “Cultura y desarrollo: seis perspectivas de análisis; “La fiesta la otra cara del patrimonio”; “Impacto de las industrias culturales en Colombia”; “Cultura y desarrollo humano: unas relaciones que se trasladan”, e “Cultura, desarrollo y cooperación: los reordenamientos de la agenda cultural”.

Alexandre Barbalho

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas. É professor adjunto do curso de História e Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da UFC. É autor, entre outros, de: Relações entre Estado e cultura no Brasil (1998); Cultura e imprensa alternativa (2000); A modernização da cultura (2005); A criação está no ar: Juventudes, política, cultura e mídia (2013). É organizador de Brasil, brasis: Identidades, cultura e mídia (Fund. Demócrito Rocha, 2008) e co-organizador, entre outros, de: Políticas Culturais no Brasil (2007); Cultura e desenvolvimento: Perspectivas políticas e econômicas (2011); e Federalismo e políticas culturais no Brasil (2013).

conferência municipal de cultura nopatio3

Luiz Fernando de Almeida

Arquiteto com especialização em administração e planejamento de programas. Na área acadêmica lecionou História da Arquitetura e do Urbanismo, História da Arte e Projeto de Arquitetura na Universidade Católica de Santos, Fundação Armando Álvares Penteado e Universidade Paulista. Desde a década de 80 atua na área de desenvolvimento urbano e participa da reflexão sobre a preservação do patrimônio cultural brasileiro, tendo sido Coordenador do Programa Monumenta em São Paulo (2003), e Coordenador do Projeto Monumenta Nacional. Foi presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) entre 2006 e 2012.

Glória Diógenes

Pós-doutora em sociologia. É co-fundadora da Rede Luso-Brasileira de Pesquisadores em Artes e Intervenções Urbanas e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFC. Tem experiência nas áreas de Antropologia e Sociologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, cidade e arte urbana. É autora, entre outros, de: Juventude, Cultura e Violência (2010); Juventudes Contemporâneas: um mosaico de possibilidades (2011); Enigmas do medo: Juventude, afeto e violência; e Juventude e Segurança Pública: ressonâncias e dissonâncias.

Bernardo Mata Machado

Historiador e Cientista Politico. Diretor de Cultura, Turismo e Economia Criativa da Fundação João Pinheiro (MG). Foi diretor de Articulação Federativa e Secretário de Articulação Institucional no Ministério da Cultura, e Secretario Adjunto na Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais.

Humberto Cunha

Advogado da União e Doutor em Direito. É Professor Titular da Unifor, além de membro dos Conselhos Editoriais de revistas científicas: ‘Pensar’ (Unifor), Revista da Advocacia-Geral da União (AGU) e Políticas Culturais em Revista (CULT/UFBA). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Direitos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos culturais, cultura, patrimônio cultural, políticas culturais e direitos fundamentais. É autor, entre outros, de: Federalismo Cultural e Sistema Nacional de Cultura (2010).

Frederico Barbosa

Doutor em sociologia. É pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), especializado em políticas públicas sociais e de cultura; e professor do Mestrado em Direito e Políticas Públicas no Centro Universitário de Brasília. É autor, entre outros, de:  Economia e Política Cultural: acesso, emprego e financiamento; Politica Cultural no Brasil (2002-2006); Indicador de Desenvolvimento da Economia da Cultura (2010); e As Políticas Públicas e suas Narrativas – o Estranho Caso entre o mais Cultura e o Sistema nacional de Cultura.

Maria Helena Cunha

Mestre em Educação e especialista em Planejamento e Gestão Cultural. Diretora da Inspire Gestão Cultural e da DUO Editorial. Foi Superintendente de Programação da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, coordenadora acadêmica do curso de pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário UNA, consultora do Programa de Fortalecimento Institucional e Gestão Cultural do Ministério da Cultura e membro do Corpo Editorial da revista Política Cultural em Revista. Publicou o livro Gestão Cultural: Profissão em Formação e palestrante no Brasil e exterior sobre gestão cultural, planejamento estratégico e formação profissional em cultura.

 

Serviço:

6ª Conferência Municipal de Cultura de Fortaleza – Inscrições para Seminário

Tema: “Fortaleza no Contexto do Sistema Nacional de Cultura”

Data: 6 a 9 de abril

Local: Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454 – Centro)

Inscrições: Até 5/4. Interessados deverão preencher ficha de inscrição disponível no site da Secultforwww.fortaleza.ce.gov. br/cultura e enviar para o e-mail institutoanimacult@ gmail.com

Mais informações: 3105.1295 / 3105.1392

 

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *