A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza de 14 a 16 de abril de 2015, no Museu da Indústria, a sexta edição do Seminário do Patrimônio Cultural. O objetivo do evento é reunir experiências no intuito de debater sobre a preservação e valorização dos bens culturais de Fortaleza. As inscrições foram realizadas até dia 10 de abril por formulário online.
Em 2015, ano em que Fortaleza completa 289 anos, o Seminário volta a integrar parte da programação em comemoração do aniversário da cidade e tem como tema central “Memórias e Desenvolvimento Sustentável”.
Este ano, o Seminário do Patrimônio volta seu olhar para o patrimônio histórico e cultural de Fortaleza em busca de promover ações de sustentabilidade e de percepção mais crítica para nossos bens culturais. Sua programação será composta por cursos, oficinas e mesas-redondas e terá a participação de especialistas no assunto em âmbito local e nacional.
Entre o público-alvo esperado estão: estudantes de ensino fundamental e médio; estudantes do ensino superior das áreas de Patrimônio, Arquitetura, História, Turismo, Artes Visuais, dentre outras; professores da rede municipal e estadual de ensino; pesquisadores interessados; detentores e detentoras de bens registrados como patrimônio material; organizações da sociedade civil; representantes de movimentos sociais; profissionais de turismo; profissionais da educação da cidade e demais interessados.
O 6° Seminário do Patrimônio Cultural é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, numa promoção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e apoio da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Serviço Social do Comércio (SESC) e Museu da Indústria.
Aproveite para conferir abaixo a programação completa do 6° Seminário do Patrimônio Cultural!
14 de abril
8h às 17h – Credenciamento. Local: Salão Ciclo do Gado no Museu da Indústria
9h às 12h – Curso: Projetos Culturais e Gestão do Patrimônio Cultural | Ministrante: Diego Dionísio | Local: Centro Cultural do Banco do Nordeste | Vagas: 35 vagas | Serão abertas inscrições específicas no primeiro dia do evento (14/4/2015), por ordem de chegada, às 8h30.
*A pessoa inscrita deverá participar de dois dias de curso para receber o certificado.
13h30 – Abertura do evento. Local: Salão Ciclo do Gado no Museu da Indústria
14h às 15h30 – Mesa Redonda: Patrimônio Cultural e desenvolvimento sustentável das cidades, com o Prof. Dr. Leonardo Castriota (UFMG) e Prof. Ms. Emanuel Oliveira Braga (Iphan – PB). Local: Salão Ciclo do Gado no Museu da Indústria
16h às 18h – Mesa redonda: Educação Integral, Territórios Educativos e Patrimônio Cultural com a Profa. Dra. Vanessa Louise Batista (UFC), Profa. Ms.Sônia Regina Rampim Florêncio (Ceduc / DAF/ Iphan) e a Ms. Beatriz Goulart. Local: Salão Ciclo do Gado no Museu da Indústria
18h – Abertura da exposição “Centros” | Curadoria: João Lucas Vieira e Eugênio Moreira no Salão Ciclo do Algodão no Museu da Indústria
15 de abril
8h às 12h – Curso: Projetos Culturais e Gestão do Patrimônio Cultural | Ministrante: Diego Dionísio | Local: Centro Cultural do Banco do Nordeste.
9h às 11h – Oficina: Um olhar brincante para a cultura brasileira | Ministrante: Rosane Almeida (Instituto Brincante) | Local: Teatro Antonieta Noronha.
13h30 às 15h30 – Mesa redonda: Os inventários como metodologias para a preservação com Igor de Menezes(Inventário IPHAN/CE); Ms. Adriano Paulino de Almeida (Inventário Bom Jardim); Ms. Susana Cristina Marques Caramelo (Inventário de Fortaleza); e Ms. Alênio Carlos Noronha Alencar (Inventário de Fortaleza). Local: Salão Ciclo do Gado no Museu da Indústria
16h às 18h – Mesa redonda: Registros e as políticas de salvaguarda com o Prof. Diego Dionisio (Instituto Abaçai – SP); Ms. Romério Zeferino (Associação Cultural de Zabelê – PB) e Ms. Mônia Silvestrin (DPI – Iphan). Local: Salão Ciclo do Gado no Museu da Indústria.
18h – Lançamento do livro “Cultura, Políticas e Identidades: Ceará em perspectiva” (Vol. I) – Organizadores: Igor de Menezes Soares e Ítala Byanca Morais da Silva (Iphan). Local: Salão Carnaúbas no Museu da Indústria.
16 de abril
9h às 12h – Mesa Redonda: Patrimônio, projetos culturais e desenvolvimento local com a Profa. Dra. Simone Scifoni (USP), Luiz Eduardo Sarmento (Paço do Frevo – Recife) e o Dr. Leandro Brusadin (UFOP). Local: Salão Ciclo do Gado no Museu da Indústria
14h às 18h – Mesa Debate: Patrimônio e Desenvolvimento Urbano com Rosane Almeida (Instituto Brincante), André Montenegro (Sinduscon), Cristina Chaul (Sindicato dos Corretores), Lia Parente(IPLANFOR), Dra. Águeda Muniz (SEUMA), Dra. Nádia Somekh
(Presidente do CONPRESP), Reinaldo Salmito (COPFOR). Local: Salão Ciclo do Gado no Museu da Indústria.
18h – Lançamento: Coleção Pajeú sobre a História dos bairros de Fortaleza. Local: Salão Carnaúbas no Museu da Indústria.
Serviço:
6° Seminário do Patrimônio Cultural
Data: De 14 a 16 de abril, de 8h às 18 horas
Local: Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro
Mais informações: 3105.1291 / 3105.1386
Fotos: Reprodução