A libido, ou seja, o desejo sexual pode ser influenciado por fatores físicos e emocionais e, apesar de ser algo natural do ser humano, incidentes diários podem ser os responsáveis pelo seu desaparecimento.
Nas mulheres, o primeiro sinal da falta de libido é a perda da lubrificação vaginal. Outros fatores influenciadores são: ansiedade, depressão, disfunções hormonais, estresse, idade, monotonia entre os casal, parceiro muito exigente, pós-parto, problemas conjugais e financeiros, assim como o uso de medicamentos (hormonais, calmantes, antidepressivos, anticoncepcionais ou anti-hipertensivo).
Períodos de cansaço, tensão ou a menopausa podem afetar a falta de desejo sexual nas mulheres. Saiba mais sobre o assunto logo abaixo!
1. Pratique exercícios com regularidade
A recomendação da terapeuta sexual Leila Cristina é praticar atividades físicas, pois auxilia no sistema cardiorrespiratório, oferecendo mais disposição e condicionamento físico.
2.Aposte em momentos de lazer
Essas situações de lazer com o parceiro são fundamentais parar o compartilhamento de momentos de paz e diversão juntos. No final, o resultado é de muito afeto, carinho e descanso à dois.
3.Assista filmes eróticos, leia livros, escreva bilhetes ou contos
Para Leila, essa é uma das formas mais eficazes de melhorar não apenas a imaginação, mas de ativar as fantasias sexuais também.
4.Pense em como será sua relação naquele dia
Planeje os detalhes, por exemplo, o que você usará hoje a noite? Que horas começará a se arrumar ou o que falará também são alternativas para manter o estímulo e a libido ativados.
5.Estimule seu corpo com um banho demorado
Complemente o banho com uma massagem com creme ou óleo perfumado. Uma ótima dica é fazer isso no seu companheiro também, assim como ele pode fazer em você, pois a massagem age como um estimulante.
6.Se exponha à luz solar com bom senso
De acordo com a terapeuta sexual, a luz solar ativa no corpo humano as funções que podem estar fracas ou deprimidas. Porém, nada de pegar sol nos horários em que a radiação é prejudicial, hein?!
7.Alimentação
Canela com mel, ostras, banana, gengibre, aspargo, sementes de abóbora e abacate são alguns dos alimentos que podem auxiliar no aumento da libido. Enquanto o álcool, alcaçuz preto, queijos, cachorro-quente e a menta devem ser evitados, pois diminuem o desejo sexual.
Vale ressaltar que não são apenas as mulheres mais velhas que podem perder o desejo sexual, as mulheres mais jovens podem ser afetadas por causa dos fatores citados anteriormente. Portanto, procurar um especialista é fundamental para o tratamento.
Fotos: Reprodução