Sem dúvidas o Montese é um dos bairros mais destacados da capital cearense. Considerado um misto de bairro residencial e comercial, a variedade de lojas na Av. Gomes de Matos é um dos fatores que mais atrai pessoas de diversos pontos do estado.
Segundo historiadores, a história do bairro Montese tem sua origem na Itália, em uma cidade de mesmo nome que foi palco de batalhas da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Lá, os soldados brasileiros venceram o exército alemão, ajudando a libertar o povo italiano do jugo nazista. A partir daí, o ex-militar Raimundo Ximenes passou denominar de Montese o então bairro de Pirocaia, onde morava. Era uma homenagem ao ato heroico em que participaram também pracinhas cearenses.
Na última quinta-feira (14) o Montese comemorou 70 anos de fundação e o vereador Benigno Júnior (PSC) aproveitou para homenagear os mais de 30 mil habitantes que moram no bairro. De acordo com o vereador, o bairro tem um dos fortes corredores comerciais de Fortaleza e que permanece em crescimento diariamente. Benigno ainda ressaltou as melhorias que bairro ganhou com a gestão do prefeito Roberto Cláudio, como os binários e o mercado de peixes.
“Para celebrar essa data, realizaremos a primeira corrida do Montese no dia 01 de maio. Um evento apoiado por vários comerciantes locais, apoiadores, amigos e pela Prefeitura de Fortaleza. “A gente vem aqui mandar um abraço carinhosos a todos os moradores, nossos vizinhos, aos fundadores do bairro, aos moradores mais antigos pela importante data desses 70 anos de história”, finalizou.
Na ocasião foi divulgada a I Corrida de rua 70 anos Montese: corrida dos peles queimadas. O evento será realizado no dia 1° de Maio e será um desafio de corrida de rua com percurso de 5 e 10 km, com entrega de medalhas a todos os participantes. O evento tem como inspiração para sua temática o antigo nome do bairro, “Pirocaia”, que em tupi significa “Aldeia dos Peles Queimadas”.
Fotos: Reprodução.