77 das 100 melhores escolas do País estão no Ceará, mostra pesquisa do Ideb

Acontece|Ceará|Educação

Na última semana, o Ministério da Educação divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) de 2015 com uma boa notícia para o estado do Ceará. De acordo com a nota do Ideb, o Ceará tem a melhor nota no ensino fundamental entre os estados do Nordeste.

Engana-se quem pensa que a boa notícia finda aí, pois os dados da pesquisa mostram ainda que estão no Ceará 77 das 100 melhores escolas públicas do País. E tem mais: as 24 melhores escolas dos anos iniciais do ensino fundamental estão em municípios cearenses, com destaque para as cidades de Sobral, Granja, Coreaú e Novo Oriente.

A melhoria na qualidade do ensino é fruto dos investimentos dos municípios e do Governo do Estado do Ceará e, especialmente, da dedicação dos professores.

O Ministério da Educação revela, na pesquisa do Ideb, que o avanço na qualidade do ensino público do Ceará aconteceu entre os anos de 2005 e 2015. O resultado da pesquisa é estimulante para quem faz o ensino público e abre as portas para muita gente mudar a imagem que tem da escola mantida pelo estado e pelos municípios.

Com relação ao Ensino Médio, o Ceará ocupa a décima posição em relação às demais unidades da Federação. A média de 2013 foi de 3,6, e em 2015, ficou em 3,7, a mesma pontuação do Brasil.

sobral-2

Conforme o secretário da Educação do estado, Idilvan Alencar, a evolução do desempenho do Ceará no Ideb é atribuída ao trabalho realizado pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic). “Um avanço significativo pode ser visto desde a implantação dessa política que começou com a alfabetização e foi ampliada, em dezembro do ano passado, pelo governador Camilo Santana, até o 9º ano do ensino fundamental, e recebeu o nome de Mais Paic” – enfatiza.

Através das redes sociais, o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT), comemorou o resultados da política educacional do município. “Sobral, cada vez melhor! Agora temos o melhor Ideb do Brasil. Parabéns para nossos alunos, professores e núcleos gestores das escolas, os melhores do Brasil, cuidando das crianças, adolescentes e jovens sobralenses”.

Que o Ceará continue superando as metas propostas pelo MEC e que resultados como este venham sempre para nos encher de orgulho!

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter