Segunda etapa do mutirão “Pai Presente” deve realizar 120 audiências
21 de setembro de 2016
Mesmo depois do fim de “Brangelina”, ainda podemos acreditar no amor
21 de setembro de 2016

Site Quero Bolsa auxilia universitários a encontrar cursos com mensalidades que cabem dentro de seus bolsos

Estamos em 21 de setembro de 2016 e hoje faz exatamente 79 anos que o livro “O Hobbit” foi publicado. Sim, um dos maiores clássicos da literatura mundial, escrito por J. R. R. Tolkien completa 79 anos. Para quem não sabe, “O Hobbit” foi escrito antes de “O Senhor dos Anéis”, e foi um sucesso de crítica. Já foram mais de 100 milhões de cópias vendidas e, claro, várias adaptações.

Coincidentemente, amanha, 22, é aniversário de Bilbo e Frodo Baggins, dois importantes personagens na mitologia de Tolkien. Então, para celebrar datas tão importantes, separamos algumas curiosidades sobre “O Hobbit” – o livro. Afinal, os três filmes de Peter Jackson baseados nessa obra fizeram tanto sucesso que todo mundo já deve até saber de tudo… Vamos lá?

o-hobbit1 – O conceito de “O Hobbit” começou a ser construído em 1917, quando Tolkien tinha apenas 25 anos. Entretanto, a história em si só começou a ser escrita em 1928, ou seja, dez anos depois.

2 – Antes de ser publicado, Tolkien pediu para o filho de seu editor – uma criança de apenas 10 anos – para ler a obra e dizer o que achou em uma resenha sobre o livro. Não precisa nem dizer que o menino adorou a história e disse que ele devia ser aplicado para todas as crianças entre 5 e 10 anos de idade…

o-hobbit23 – Em meados da década de 70, dez pilotos israelenses foram capturados e presos no Egito. Sabe o que eles fizeram na prisão? Traduziram “O Hobbit” para o hebraico. Ainda hoje, essa é considerada uma das melhores traduções do livro.

4 – A língua dos anões – criada por Tolkien, assim como a dos elfos, por exemplo – foi baseada justamente no hebraico. Tolkien era um exímio conhecedor de diferentes línguas.

o-hobbit35 – Na os rascunhos de “O Hobbit”, Gandalf foi chamado Bladorthin. Por mais confuso que pareça, o líder dos anões, Thorin, ia ser chamado Gandalf.

6 – Apesar de ter sido publicado em 1937, os livros de Tolkien não fizeram muito sucesso nos Estados Unidos até a década de 60. Foi somente então que os universitários norte-americanos descobriram a Terra Média e, a partir de então, entrar em uma universidade sem ter lido nada de Tolkien era praticamente vergonhoso…

7 – A primeira edição de “O Hobbit” teve uma tiragem de apenas 1500 cópias.

o-hobbit48 – Tolkien fez uma minuciosa revisão em “O Hobbit”, especialmente nas cenas entre Bilbo e Gollum, para fazer a história funcionar melhor depois da publicação de seu sucessor, “O Senhor dos Anéis”. Essas mudanças se refletiram na segunda edição, publicada em 1951, nos EUA e no Reino Unido.

Ai gente, bateu até aquela vontade de reler o livro… Rever os filmes… Melhor preparar a pipoca!

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *