Estamos na metade de junho, é tempo de planejar as férias. E pode parecer esquisito né, falar de cidades que odeiam turistas, mas acontece. Para alguns, o turismo é uma coisa ruim já que, vamos combinar, nem todos os turistas são educadinhos e respeitam as tradições e culturas de onde estão visitando. Para alguns moradores dos destinos abaixo, turistas são sinônimo de bagunça e coisas do tipo.
O jornal britânico The Independent criou uma lista com oito locais que odeiam turistas – apesar de muitos deles só terem se desenvolvido como conhecemos hoje por causa do turismo, o que é irônico. Confiram os destinos que rejeitam quem vem de fora:
Ilhas da Tailândia
Um dos povos mais hospitaleiros do mundo precisou fechar várias de suas ilhas para a visitação de estrangeiros em 2016. O motivo: os altos índices de degradação ambiental causados por mochileiros em busca de festas. Ao menos essa foi a razão dada pelo governo tailandês ao fechar ilhas famosas como as de Koh Khai Nok, Koh Khai Nui e Koh Khai Nai.
Arlington
A cidade texana entrou na lista porque, após um estudo feito em 2015 com comentários geolocalizados nas redes sociais, descobriu-se que lá é onde mais se fala mal dos turistas.
Cinque Terra
Um dos mais icônicos cartões-postais da Itália são cinco pequenas cidades à beira-mar consideradas patrimônio da humanidade. Acontece que isso atrai quase 3 milhões de turistas por ano e não há como o território comportar esse número de visitantes.
Santorini
A mais popular das ilhas gregas simplesmente não comporta mais o número de cruzeiros e turistas! Ano passado, por dia, eles chegaram a receber 10 mil cruzeiristas! As autoridades locais querem limitar esse número a, no máximo, oito mil- o que ainda é muito.
Os onsen do Japão
Um onsen é um banho termal japonês, e claro que um local desses atrairia muitos turistas. Acontece que eles têm regras bem específicas, como não aceitar a entrada de pessoas tatuadas, e por causa disso acabou entrando para a lista do jornal britânico.
Butão
Não é que o Butão seja um desses locais que odeiam os turistas. Mas ele só se abriu para o turismo nos anos 1990 (até 1974 ele era fechado para qualquer estrangeiro) e aprendeu com os países vizinhos que turistas demais atrapalham. Então, ele cobra altas taxas para quem quiser entrar no país, que também precisa contratar o serviço de agências específicas credenciadas para, assim, controlar o número de visitantes que o país recebe anualmente.
Amsterdã
Outra cidade que se fez com o turismo e que agora, está morrendo por causa dele. As grandes lotações em tempos de festas e os altos preços no centro da capital tem afastado a população local de lá e o turismo por si só não compensa esse movimento. O resultado: bairros-fantasma quando se está fora do período turístico.
Barcelona
Uma série de medidas "anti-turísticas" foram tomadas pelo governo local a fim de evitar a invasão de turistas na cidade. Desde o controle do número de visitantes que a cidade pode receber ao congelamento de licenças para novos hotéis e multas para o AirBnb, a prefeitura da cidade quer fazer de tudo para que ela não se transforme em "uma loja de souvenirs baratos".
E então… Algum desses locais que odeiam turistas estava no seu roteiro?