Um avanço na formação de público para o cinema e cultura brasileira! O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), divulgou que o projeto “Escola no Cinema” alcançou, com sua última sessão no mês de junho, o total de 80.031 alunos, provenientes de mais de 400 instituições escolares distribuídas em 12 municípios cearenses, incluindo a capital do Estado, Fortaleza.
Contando com a parceria da rede pública e particular de ensino, instituições, entidades e associações diversas da capital e do interior, além de festivais cearenses de cinema e audiovisual, o projeto “Escola no Cinema” teve início em outubro de 2015 e desde então tem atuado em períodos de 4 meses em cada semestre – de março a junho e de agosto a novembro -, totalizando, nesse tempo, 228 sessões de filmes de curta-metragem brasileiros nos gêneros ficção, animação e documentário, com temáticas diversas e focado no público infantojuvenil.
“Essa é, com certeza, uma das mais bem sucedidas ações do Estado no campo da formação de público para o cinema e para a cultura brasileira, em especial as crianças e adolescentes, que, ao tomarem conhecimento dessa vasta e rica produção audiovisual, ampliam de forma significativa e qualificada o repertório de conhecimentos acerca da nossa cultura e da nossa sociedade. Afora a experiência de poder acessar esse conteúdo na tela do Cineteatro São Luiz, algo realmente marcante para a grande maioria desses jovens, dado que cerca de 70% deles jamais teve a oportunidade de frequentar uma sala de cinema.”, destaca Duarte Dias, Programador e Curador do Cinema do Cineteatro São Luiz.
A próxima temporada do projeto começará no mês de agosto e todos os interessados em participar das atividades, que são gratuitas, podem solicitar informações e se inscrever pelo e-mail agendamentocineteatrosaoluiz@gmail.com.