Confira locais com atividades físicas para 3ª idade em Fortaleza
27 de setembro de 2017
Museu de Arte Sacra São José de Ribamar celebra 50 anos
27 de setembro de 2017

Lugar de referência para a cultura popular, especialmente para a literatura, a Casa de Juvenal Galeno, está completando 98 de fundação. E para comemorar a data, o equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) receberá uma programação especial, nesta quarta-feira, 27/9, com inauguração de espaços para atividades na Casa e homenagem.

A programação começa às 15h30, com a inauguração do Espaço Cultural Maria do Carmo Cabral Galeno e da Sala Irmã Imêlda Lima Pontes. No mesmo horário, acontece também o descerramento da Placa da Dra. Matusahila de Sousa Santiago (presidente da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno) e aposição de seu retrato na galeria Oficial da Casa de Juvenal Galeno. Às 17h acontece a solenidade no Auditório (Salão Nobre), com a palavra do diretor da Casa de Juvenal Galeno, Antônio Santiago Galeno, apresentação artística dos cantores líricos Alvarus Moreno e Auzineide Cândido, além de entrega  de diplomas de parceiros culturais às 22 entidades, que realizam periodicamente as atividades que compõem a programação da Casa. As atividades continuam até 20h, com outras apresentações artísticas.

Junto à data especial, também são comemorados os 181 anos de nascimento do poeta Juvenal Galeno e os 81 anos da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno (AFCJG). “Temos muita coisa a ser comemorada. São três efemérides importantes para nós. Por isso, teremos uma programação especial, como a homenagem à Dra. Matusahila de Sousa Santiago, presidente da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno e a inauguração de dois espaços na Casa de Juvenal Galeno”, destaca Antônio Galeno, diretor do equipamento.

Os novos espaços irão abrigar a programação mensal que ocorre na Casa de de Juvenal Galeno. O Espaço Cultural Maria do Carmo Cabral Galeno, em memória da ex-esposa do poeta cearense, abrigará as noites da viola, as luaradas, as feiras e outras manifestações folclóricas. Já a Sala Irmã Imêlda Lima Pontes servirá de assistência a entidades que promovem diversas ações sociais na Casa.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *