Grafiteiros pintam comunidade inteira no México e violência na região diminui

Comportamento|Estilo de Vida|Morar bem


Com o objetivo de integrar uma comunidade com a arte e tirar a imagem negativa que a região transmitia, uma jovem organização mexicana, conhecida como Germen Crew, fez uma parceria com o governo do México em uma missão nada pequena: pintar 209 casas, ou vinte mil metros quadrados de fachadas, até criar um imenso arco-íris.

O grupo de grafiteiros – que é conhecido por criar trabalhos artísticos em comunidades carentes e espaços públicos, revitalizou a comunidade de Las Palmitas, na cidade no distrito de Pachuca, e beneficiou 452 famílias (1808 pessoas) através de sua intervenção artística.

O trabalho na comunidade mexicana durou 14 meses. Os artistas pintaram as 209 casas com as cores: lavanda, verde limão, laranja, entre outras. Formando, para quem observa de longe, um belo arco-íris abstrato.

De acordo com o diretor do projeto, Enrique Mybe, Las Palmitas era mais uma área onde as pessoas evitavam sair às ruas após anoitecer, mas agora há mais movimento pelo bairro, inclusive de crianças brincando fora de casa.

“Cada cor representa a alma do bairro. Foi sido um esforço de toda comunidade e cada família participou de alguma forma. Honestamente, o que mais me surpreendeu foi ver que as pessoas estão realmente mudando. Eles estão crescendo, há mais espírito comunitário”, afirmou Mybe.

Grafiteiros 2

Tudo isso só foi possível porque, durante o projeto, os grafiteiros tornaram prioridade o envolvimento com a comunidade, algo que pode explicar parcialmente os bons resultados, como a diminuição no índice de violência entre os jovens por exemplo.

A obra é uma homenagem ao vento: a cidade de Pachuca é apelidada de “La Bella Airosa”, uma frase espanhola que pode ser entendida como “a cidade de belos ventos”. Desde então, o sucesso do projeto foi tão grande que existem planos para grafitar outras regiões.

Bem que o governo brasileiro poderia copiar a ideia e aplicar por aqui, não é mesmo? Bons grafiteiros é o que não falta em nosso País.

 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter