Visando contribuir para a prevenção da violência doméstica, juvenil e de gênero, para a mobilização comunitária e a articulação com a rede socioassistencial do bairro Pirambu, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), em parceria com o Ministério Público do Ceará, abre inscrições para processo seletivo de 50 mulheres que participarão do projeto Mulheres da Paz.
As mulheres interessadas em participar da seleção devem preencher a ficha de inscrição e entregar comprovante de residência e cópias do RG e CPF no Centro Educacional Dom Hélio Campos, entre os dias 3 e 10 de dezembro.
Após esta primeira etapa, as candidatas serão chamadas para as entrevistas, que identificarão sua capacidade de escuta, articulação e coerência da fala, e disponibilidade para desenvolver vivências em atividades comunitárias, características fundamentais para que elas possam estar atuando como mediadoras sociais e fazer o acompanhamento de jovens ao longo do seu percurso social formativo, com também orientar a comunidade sobre direitos básicos de cidadania e fortalecer uma rede de serviços de apoio jurídico, psicológico e social.
Para a execução dessas competências, as Mulheres da Paz participarão de uma capacitação de 224 horas/aula, que abordará temas referentes à ética, direitos humanos, direitos das mulheres, mediação de conflitos e cidadania.
Para o secretário de Segurança Cidadã de Fortaleza, José Veras de Albuquerque, a iniciativa consolida a participação da Secretaria na elaboração de políticas públicas que contribuem para a diminuição da violência. “Essas 50 mulheres serão capacitadas para trabalharem com jovens, desenvolvendo noções de cidadania em contextos urbanos, a fim de evitar que eles cometam algum tipo de delito. É uma forma de inserir esses jovens no eixo em que a Sesec atua”, explica.
Serviço:
Inscrições para participação no projeto Mulheres da Paz
Período: 3 a 10 de dezembro
Local: Centro Educacional Dom Hélio Campos (Rua São Raimundo, nº 199, bairro Pirambu)
Documentos necessários: Ficha de inscrição preenchida; comprovante de residência ou declaração de que reside no bairro Pirambu; cópia do RG e CPF e comprovação de que sabe ler e escrever, por meio de uma redação contendo entre oito e doze linhas sobre tema a ser definido pela coordenação no ato da inscrição.
Requisitos: ter idade superior a 18 anos; disponibilidade de 16 horas semanais; ser moradora do bairro Pirambu e ter renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos.
Fotos: Reprodução.