Dia Nacional da Umbanda é destacado na Câmara

Acontece|Atualidades|Câmara Municipal de Fortaleza


A Umbanda é uma religião considerada totalmente brasileira, criada a partir de características e misturas de crenças do catolicismo, espiritismo e outras religiões de origem africana e indígena. No Brasil, ela é muito discriminada e seus membros e seguidores sofrem bastante preconceito, pois várias pessoas associam as práticas umbandistas como satânicas ou pagãs.

Desde 2012, o Decreto de Lei Nº12.644, assinado pela presidente Dilma Rousseff, oficializa o dia 15 de Novembro como Dia da Umbanda no País. A data, no entanto, já era comemorada por milhares de pessoas – principalmente os umbandistas – há muito tempo. Na verdade, a escolha do dia foi uma decisão das entidades federativas do Rio de Janeiro, durante a I Convenção Anual do Conselho Nacional da Umbanda. Para enaltecer a data, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde da última segunda-feira (30), uma sessão solene em alusão ao dia.

O evento, que é de autoria do vereador Jovanil Oliveira (PT), aconteceu no Auditório Ademar Arruda. Teve como objetivo promover a cultura de paz e colaborar pelo fim da intolerância religiosa. O encontro também marcou um momento de reconhecimento da religiosidade afro-brasileira.

Na ocasião, entidades e instituições umbandistas foram homenageadas. “Essa homenagem à Umbanda e aos umbandistas procura dar uma visibilidade pública e ao mesmo tempo valorizar a herança imaterial dos povos que produziram a religiosidade afro-brasileira. Ao fazermos isso, também acredito que estamos colaborando com a cultura de paz e tolerância religiosa em nossa cidade, estado e país”, afirmou o parlamentar.

umbanda 1

É importar ressaltar também que a Umbanda é mais um exemplo da rica diversidade cultural brasileira, e que a legislação do País proíbe qualquer tipo de intolerância religiosa, considerando livres as liberdades de expressão e de culto.

A religião ou a crença de cada ser humano não deve constituir barreiras a atitudes fraternais para melhores relações humanas. Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independente da orientação religiosa.

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter