As revistas de moda estão fervendo esse mês, hein? Primeiro, a Vogue brasileira foi de Gisele Bündchen para a edição de dezembro. E nessa semana, a revista Elle causou barulho, polêmica e muito sucesso divulgando suas capas. Isso mesmo, são 4 capas exclusivas e incríveis abordando um tema hiper atual: o feminismo.
O feminismo nunca esteve tão em alta como agora. Vocês devem estar ligadas nos acontecimentos sobre o tema que rolaram nos últimos meses: teve polêmica com páginas feministas no Facebook, como a Jout Jout; o movimento Vamos Juntas? – que se baseia na sororidade – mulheres ajudando umas as outras; e também o aplicativo que vai ajudar na prevenção do estupro, o “Sai Pra Lá.” Cada dia que passa, mais irmãs se juntam ao movimento feminista que zela pelos direitos femininos.
Além desses pequenos casos, nosso país vive uma onda de manifestações contra projetos de lei que dificultam o aborto no caso de estupro. Esses projetos são tão absurdos, que propõem até que o nome do estuprador apareça na certidão do bebê! Além disso, pequenos movimentos nas redes sociais usando hashtags alcançaram os trend topics mundiais nas últimas semanas, como o #meuprimeiroassédio e o #meuamigosecreto. Ambas relatam casos de assédios em todas as idades e machismo exacerbado. Até no ENEM esse tema foi “abordado”, com o tema da redação sobre a violência contra a mulher.
Em meio há tudo isso, a Elle trouxe para as capas de dezembro um incrível manifesto feminista. Com gritos de guerra na capa e a participação de várias modelos, a revista se coloca em defesa da liberdade e dos direitos da mulher e ganha aplausos imediatos, além de muita repercussão das mídias sociais. As fotos são todas em preto e branco e o tema: “Mexeu com uma, mexeu com todas!” As quatro versões trazem as frases impactantes em tiras de fundo vermelho: “Meu corpo, minhas regras”, “Vestida ou pelada, quero ser respeitada”, “Meu decote não dá direitos” e “Minha roupa não é um convite”.
Ficou curiosa sobre as matérias dessa edição? Os exemplares chegam às bancas na próxima sexta (4)! Além disso, a campanha conta com o apoio dos leitores e lançou as hashtags #JuntasSomosMais e #MexeuComUmaMexeuComTodas. Todas dando up nessa campanha maravilhosa, hein?
Fotos: Divulgação.