Todo mundo sabe que podemos fazer inúmeros objetos reciclando garrafas PET e que ao invés de ficar poluindo o meio ambiente, o material pode voltar à cadeia produtiva e com isso favorecer o nosso ecossistema. O que pouca gente sabe é que entre tantas formar de reutilizar essas garrafas, uma empresa da Zona Leste de São Paulo está fazendo sucesso com a “camiseta feita de PET”.
A ideia surgiu em 2008, quando as sócias Silvia Prado e Vanda Ferreira acharam interessante começar uma empresa amiga do ambiente. Silvia conta que já conhecia camisetas feitas da mesma forma, mas que não eram comercializadas. “Tínhamos um produto universal aliado à questão ambiental. Concluímos que era algo que tinha condições de dar certo. E deu”.
A iniciativa das camisetas ecológicas veio depois de muita pesquisa e de conhecerem o trabalho da cooperativa Cocamar, que produz fios ecológicos. O fio de PET, especificamente, é produzido através das garrafas recicladas e submetidas a alguns processos, que resultam na fabricação da fibra.
O investimento inicial foi de 16 mil reais, que veio da venda de um carro e da rescisão trabalhista de Vanda. As empreendedoras ainda precisaram abandonar suas áreas de atuação: Silvia era especialista em e-commerce e Vanda era biomédica. Não foi fácil aliar o trabalho em duas áreas tão distintas e também do mercado em que elas entrariam. “No começo, batemos cabeça, perdemos dinheiro, fomos bastante prejudicadas por falta de conhecimento técnico”, diz Silvia.
A partir de 2010 foram investidos 800 mil reais em novas estruturas, equipamento, consultoria e outras melhorias. O faturamento médio mensal está na casa dos 250 mil reais neste ano e a média de produção mensal é de 15 mil peças.
Além do site, os produtos são vendidos em 15 pontos oficiais, localizados em cidades como Belém (PA), Fortaleza (CE) e Recife (PE). O preço de uma camiseta feita de PET está em torno de 35 reais.
A Camiseta feita de Pet também atua fabricando peças personalizadas para empresas, com logos ou estampas exclusivas e as duas empreendedoras deixam claro que a empresa tem engajamento ambiental e social, mas sem deixar o lucro de lado. As camisetas têm durabilidade de aproximadamente 15 anos e levam apenas tinta à base d’agua, menos agressiva ao meio ambiente.
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