Seu filho tem medo do escuro?

Comportamento|Crianças|Dicas|Pais e filhos


O medo do escuro é comum na infância e geralmente começa a aparecer por volta dos três anos e desaparece aos sete. Esse temor acontece com frequência e os monstros que a criança diz enxergar no escuro, embaixo da cama ou dentro do armário, não são nada mais do que frutos de sua própria imaginação. Afinal, quem nunca, quando criança, ficou com medo de estar sozinho no quarto sem luz?

Medo é a resposta fisiológica a uma ameaça física ou psicológica conhecida, seja ela real ou imaginária e eles podem vir após ler uma notícia, fazer um desenho, ouvir um conto de fadas ou até mesmo um papo de adulto. Para os pequenos, a escuridão representa o desconhecido e seus perigos, de forma que a criança se sente ameaçada por não poder controlar aquilo que não entende, nem conhece. Segundo Christine Bruder, psicóloga e fundadora do berçário Primetime Child Development, o medo do escuro pode ser amenizado pelos pais. Quer saber como? Então segue com o No Pátio.

Acalmar a criança e mostrar que ela tem recursos para enfrentar seus medos faz com que os pequenos se sintam mais seguros e confiantes, diminuindo cada vez mais o temor. “Deixar a criança expressar seu medo e sugerir que juntos combatam o “perigo” (o lobo, bruxa ou monstro) é uma das formas dos pais combaterem o mal”, explica Christine.

O No Pátio traz algumas dicas, recomendadas por especialistas, que você pode estar fazendo para acalmar uma criança que tem medo do escuro. Veja só:

– Posicione uma lanterna na cabeceira da cama para que ela possa ligar e utilizar sempre que quiser;

medo do escuro 2

– Vocês podem checar juntos e ter certeza que não há nada em baixo da cama e verificar o armário todas as noites antes de ir dormir;

– Se tiver um animal de estimação na casa, mantenha a porta do quarto sempre fechada, para que ele não entrem dentro do quarto à noite e acabe assustando a criança;

– Fique ao lado dela até que ela adormeça e deixe um abajur ou a luz do banheiro acesa ;

– Outra dica é contar histórias para distraí-la, mas, claro, nada de enredos assustadores.

medo do escuro 3

Ao ver o filho vulnerável a um sentimento, é muito fácil cair na tentação e levá-lo para dormir com você. Mas esse não é o caminho, afinal a criança precisa aprender a lidar com emoções negativas. Portanto, o melhor a fazer é dar segurança para a criança, deixar uma luz acesa e esperar esta fase passar. A partir dos sete ou oito anos a tendência é este medo diminuir até sumir totalmente. Mas, se o medo se tornar frequente ou incontrolável, é hora de pedir ajuda especializada, pois em casos mais severos pode haver a necessidade de uma terapia.

 

Fotos: Reprodução.

 

 

 

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter