Prefeitura de Fortaleza é agraciada com o 2º Prêmio Construir Nordeste

Acontece|Atualidades|Fortaleza


A Prefeitura de Fortaleza será agraciada hoje com o 2º Prêmio Construir Nordeste, na categoria Mobilidade nas Cidades, pela obra dos viadutos Celina Queiroz e Reitor Martins Filho, no bairro Cocó.

O evento, que está em sua segunda edição, é realizado pela Revista Construir NE, e tem como objetivo promover e divulgar trabalhos inovadores, estimulando o desenvolvimento sustentável da construção civil. Ao todo, concorreram 17 obras dos estados de São Paulo, Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Dentre estes, apenas cinco projetos foram selecionados nas categorias Engenharia (PE), Espaço Aberto (PE), Arquitetura (BA), Vida Sustentável (SP) e Mobilidade nas Cidades (CE).

Os viadutos Celina Queiroz e Reitor Martins Filho foram inaugurados em novembro de 2014. Projetados pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), os equipamentos possibilitarão o pleno funcionamento do segundo corredor expresso de ônibus da Capital, que terá extensão total de 17,4 Km com vias exclusivas para os coletivos, garantindo um trajeto mais rápido. A conclusão da obra está prevista para o segundo semestre de 2016 e com isso haverá um ganho de 40% de tempo nas viagens, sem a utilização de semáforos no cruzamento das duas avenidas.

Construir Nordeste 2

Uma característica marcante do equipamento é a iluminação composta por lâmpadas de LED, instaladas na forma de balizadores – contornando os dois viadutos – e postes com fiação subterrânea na área próxima ao Parque do Cocó. Os dois viadutos ganharam projeto especial de iluminação assinado pelo saudoso arquiteto e lighting designer, Peter Gasper, pioneiro na arte de iluminação no Brasil. A obra contou ainda com toda a requalificação do entorno, com projeto paisagístico e plantio de 770 árvores no local e demais áreas pertencentes ao espaço.

A entrega do Prêmio Construir Nordeste acontecerá às 18 horas, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Pernambuco, durante o VIII Seminário Pernambucano de Construção Sustentável GreenBuilding Brasil Summit Nordeste.

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter