Há um ano, a Prefeitura de Fortaleza instalou o “Programa Cresça com o Seu Filho”, com o intuito de acompanhar o desenvolvimento cognitivo, emocional e de linguagem das crianças, desde o período gestacional até os três anos de vida, por meio de visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários de saúde, contando o com monitoramento de enfermeiros e demais profissionais do “Programa Saúde da Família”.
A iniciativa, que possibilitou que famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica recebessem agentes de Saúde e pudessem ser assistidas por esses profissionais, desde então é um sucesso.
Na última terça-feira (15/12), o programa recebeu uma visita técnica de avaliação e monitoramento do Ministério da Saúde. Durante o encontro, 665 profissionais da Saúde foram capacitados para atuar no projeto, que é uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a Universidade Federal do Ceará (UFC), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A responsável pela capacitação dos profissionais do Programa Cresça com o Seu Filho é a Pró-reitora de Extensão da UFC, Márcia Machado, que considera a proposta como sendo inovadora e ousada. “Ficamos responsáveis pela elaboração do material e capacitação dos profissionais, e percebemos as mudanças neles. Estão realmente sensibilizados e atuantes, principalmente os agentes comunitários de saúde. Percebem que o vínculo afetivo é de fundamental importância para a formação das crianças”, avaliou.
Inicialmente, as atividades do programa foram concentradas nas Secretarias Regionais I, V e VI. Foram contempladas famílias residentes nos bairros Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal, Barroso, Conjunto Palmeiras e Jangurussu. A escolha dos locais se deu a partir da identificação das áreas de Fortaleza com maior densidade populacional, baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e altos índices de vulnerabilidade social e de pessoas registradas no Cadastro Único. A primeira-dama do município, Carol Bezerra, é quem coordena o projeto por meio do seu gabinete.
Para Paulo Bonilha, Coordenador Geral da Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, a iniciativa da Prefeitura de Fortaleza é bastante positiva. Segundo ele, apesar de o Programa Cresça com o Seu Filho ser ainda muito recente, os resultados já são bastante satisfatórios, e não descarta a possibilidade de que a ideia seja transformada em um projeto piloto, que em breve poderá ser utilizado como modelo para todo o País.
Fotos: Reprodução.