“Sobral, Cidade luz aqui da terra de Tupá”. Cidade de Belchior, Pe. Ibiapina, Zenon Barreto e, claro, entre tantos filhos notórios, terra do humorista Renato Aragão. Quem assistiu ao programa “Encontro com Fátima Bernardes” na última quarta-feira (16), pode ver a participação de um Renato bem emotivo, exibindo cenas da visita à sua terra natal.
Na ocasião, o humorista visitou a casa onde nasceu, reencontrou a irmã Ivete Aragão, e andou por lugares da sua infância, como a Praça e o Theatro São João. Durante o programa, o humorista confessou ter ficado bastante comovido com a homenagem que recebeu no Theatro. “Foi uma emoção muito grande. Há mais de 30 anos que eu não ia lá. Era o Cine teatro São João onde eu assistia filmes preto e branco. Quando eu entrei lá eu me senti uma criança outra vez, lembrando de tudo. Passou o filme da minha vida. Meu Deus, eu estou aqui outra vez na minha cidade querida”.
Durante o programa da Fátima, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, que comemora 69 anos de atuação em defesa das crianças, escolheu Sobral pelos bons resultados das políticas públicas do município para a Primeira Infância e prestou uma homenagem a Renato Aragão por seus 24 anos como Embaixador do Unicef no Brasil. Além da homenagem ao humorista, a Unicef comemorou ainda os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo avaliações do Ministério da Educação, Sobral tem a melhor rede de educação pública do Brasil. Com os oito Centros de Educação Infantil construídos pelo prefeito Veveu Arruda, foi universalizada a educação infantil para crianças de quatro e cinco anos, ampliada para 47% a cobertura do atendimento de creche para crianças de zero a três anos, e as políticas de atenção à saúde fizeram com que o município chegasse à menor taxa de mortalidade infantil da história 8,9 óbitos a cada mil nascidos vivos.
Fotos: Reprodução.