Um importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou tenham uma destinação final ambientalmente correta é a coleta seletiva. Desse modo, o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo, podendo-se reaproveitar tudo o que for possível para reciclar.
Em Fortaleza, pela primeira vez, os terminais de ônibus da cidade estão ganhando pontos de coleta de materiais recicláveis, eletroeletrônicos e óleo de cozinha. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), já implantou os coletores nos terminais da Parangaba, Papicu, Siqueira e Antônio Bezerra. Os mais de 1,2 milhão de usuários, portanto, já podem destinar corretamente os seus resíduos nesses locais.
A ampliação de coletores na cidade faz parte do Programa Reciclando Atitudes, um dos pontos do Plano de Ações para Gestão de Resíduos Sólidos, apresentado pelo prefeito Roberto Cláudio em março deste ano. Além dos novos coletores, os terminais também contam com o Ponto de Entrega de Coleta Voluntária (PEV), que recebem todo tipo de material reciclável sem a necessidade de separá-los.
Após a coleta, todo o material recolhido é doado à Rede de Catadores, beneficiando as famílias, que são organizadas em 14 associações conveniadas à gestão municipal. Segundo a titular da SEUMA, Águeda Muniz, o objetivo é incentivar os cidadãos a cada vez mais contribuir com o processo de reciclagem e, com isso, “colaborar com uma cidade mais limpa”.
Há PEV e coletor de eletroeletrônico também na SEUMA e na ETUFOR. A Prefeitura de Fortaleza adquiriu, ainda, cerca de 400 lixeiras de coleta seletiva que foram implantadas em parques e praças da Capital.
O No Pátio apoia a iniciativa da Prefeitura de Fortaleza e, claro, a coleta seletiva, que ajuda a garantir preservação do meio ambiente e também os processos sustentáveis de reciclagem, colaborando para a efetivação de uma cidade mais sustentável.
Fotos: Reprodução.