A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) vem ganhando aos poucos seu lugar na sociedade, sendo adotada em escolas de todo o País e, claro, a Prefeitura de Sobral não deixaria de proporcionar esse aprendizado a seus alunos da rede municipal.
Na última quinta-feira (17), aconteceu a formatura da primeira turma alfabetizada em Libras no município. Realizada na Escola José da Matta e Silva, a solenidade contou com a participação dos 12 formandos, familiares e educadores.
Tendo sido iniciada em 2012, a iniciativa da Prefeitura de Sobral visa garantir a inclusão e educação de qualidade para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino de Sobral. “O objetivo é facilitar o ensino aprendizagem, pois a compreensão da primeira língua (a Libras) torna possível a alfabetização e letramento da segunda língua, o português. Além disso, estamos garantindo acessibilidade e a inclusão aconteça na escola”, explicou a gerente da Educação Especial, Silvia Frota.
Os 12 alunos surdos foram ensinados por professores bilíngues, proficientes em libras e português. Além de participarem ativamente de eventos e passeios sociais, no contra turno da sala de aula regular, os estudantes tinham aulas de Libras, Português, Matemática, Informática e Educação física.
Os alunos formados em libras são: Ana Júlia Aguiar Rodrigues, Antônia Andrine Ferreira da Costa, Davi Sousa Meneses, Diego Araújo de Sousa, Francisca Vitória Oliveira de Sousa, Francisco Douglas da Silva Coelho, Isaac Lima de Sousa, José Wellington Lima Silva, Kaylane Vasconcelos Pinto, Luciana Bernadino Silva, Luís Gustavo de Maria Nascimento e Renan da Silva Melo.
Além de proporcionar o ensino de Libras, a Prefeitura de Sobral também trabalha no incentivo à educação de alunos cegos, que estão aprendendo a ler em Braille e ter habilidade de locomoção independente, com o uso da bengala. O trabalho é desenvolvido pela Associação Morcegos em Ação, em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral, com o objetivo de alfabetizar os alunos cegos de toda a região.
Fotos: Reprodução.