Dicas para lidar com crianças que não querem comer

Comportamento|Crianças|Dicas|Pais e filhos


Do aviãozinho à chantagem, da verdura escondida às promessas… A queixa de que o filho não come bem é uma das mais comuns e antigas nos consultórios pediátricos e sentimos em informar mas, toda criança em algum momento vai entrar na fase em que não quer comer ou apenas quer comer determinados alimentos.

Para evitar essas horas de “Não quero!” e “Não gosto!” passadas à mesa com crianças em lágrimas ou a fazer birras, o No Pátio sugere (além de muita paciência) algumas dicas para ajudar você a conseguir que os pequenos não rejeitem itens novos ou mesmo os alimentos que antes aceitavam. Vamos conferir?

– Evite forçar

Com certeza todos nós guardamos a memória de, na nossa infância, termos sido forçados a comer e a engolir algo que não queríamos ou não gostávamos de comer. E a lembrança não é muito agradável, não é verdade? Portanto, evite fazer o mesmo com o seu filho! Se a refeição chegou ao ponto em que tem de forçar e a criança já ameaça ou mostra sinais de vómito, não vale a pena continuar a insistir. Amanhã é outro dia e se mais tarde a criança tiver fome dê-lhe um copo de leite ou uma fruta.

convencer a criança a comer 2

– Exercite a criatividade

Vale a pena apostar em desenhos em quadrinhos, músicas, quebra-cabeças e outras brincadeiras que envolvam a temática da alimentação. Mas, lembre-se: o objetivo é aumentar o interesse pelo alimento e não barganhar ou convencer a criança a comer, já que isso deve acontecer de forma natural e prazerosa. Além disso, se for possível, convide seu filho para ajudar no preparo das refeições. O ato de tocar e cheirar o alimento pode despertar a curiosidade para provar algo novo. Outro incentivo eficaz é levá-lo para conhecer a origem dos alimentos, fazer compras na feira, plantar e regar alguma verdura…

– Livre-se das neuras

Comer é um processo instintivo. O organismo regula a quantidade de energia que precisa por dia e se a criança não comer nada no almoço, por exemplo, ela acabará compensando nas outras refeições. Portanto, respire fundo e espere até seu filho ter fome ao invés de perder os cabelos na tentativa de convencer a criança a comer.

convencer a criança a comer 3

Você pode usar a criatividade, inovar e fazer mil e outras coisas para tentar convencer a criança a comer, mas o fundamental é ouvir e respeitar o desejo dela. Se ela diz que está de barriga cheia e não tem fome, por exemplo, é bom consultar o pediatra e jamais forçá-la a algo que ela não quer.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter