5 dicas para uma viagem sem sustos

Comportamento|Dicas|Estilo de Vida


Até o final de janeiro ainda tem muita gente aproveitando o finalzinho das férias para viajar. A maioria prepara as malas, se empolga, sonha com o que há de melhor para curtir no destino, mas nem todas as pessoas lembram que uma viagem de sucesso se resume em uma palavra: planejamento.

Para vivenciar uma viagem inesquecível, sem aborrecimentos, sustos e imprevistos o No Pátio apresenta algumas das dicas mais valiosas de especialistas no assunto. Você vai perceber que basta um pouquinho de organização para se divertir economizando dinheiro e aproveitando o melhor dos dias de folga com muita tranquilidade em uma viagem sem sustos.

Viagem sem sustos 2

✈ Escolha do roteiro

Depois de decidir o destino, é fundamental pesquisar na Internet os hotéis e atrações da região e seus respectivos preços. É interessante também se informar com quem já utilizou os serviços. Isso será decisivo na escolha do lugar ideal. Sugere Andréa Nakane, coordenadora do curso de Turismo da Anhembi Morumbi.

✈ Faça um orçamento de quanto pretende gastar

Para uma viagem sem sustos é preciso ter em mente que além do hotel, as passagens de ida e volta, alimentação e lembrancinhas precisam estar no orçamento. Assim como também é prudente contratar um seguro de viagens para ocorrências imprevistas, como atendimento médico, odontológico, assalto, entre outras. Deixar as contas que vencerão no período da viagem em débito automático para evitar atrasos e preocupações é outra dica de Andréa Nakane que pode evitar surpresas desagradáveis no retorno das férias.

Planejamento-3

 Segurança da casa

No período de férias aumenta a incidência de assaltos a residências, por isso antes de viajar informe sobre sua ausência a um vizinho e procure manter contato com ele durante a viagem. Peça ainda que alguém recolha sua correspondência e não deixe que as luzes fiquem acesas durante o dia.

✈ Não leve todo o dinheiro na mala

Não levar todo dinheiro dentro da bolsa enquanto estiver batendo perna pela cidade é uma das principais dicas da gerente da agência STB no Recife, Marina Motta. “É melhor andar apenas com uma parte do dinheiro, cartão de crédito e cópia do passaporte. O resto deve ser guardado sempre no cofre do hotel ou em uma mala trancada. Quando for viajar de avião, trem, ônibus ou navio, aí sim, é melhor ficar com tudo porque há o risco de perder a mala”.

Viagem sem sustos 4

✈ Vacinas

Outra dica bastante importante, segundo especialistas, é não esquecer de pesquisar se há exigência de vacinas para o destino escolhido. Mas atenção! Isso deve ser feito pelo menos dois meses antes da data da viagem. Nas viagens nacionais e para a Ásia e África crianças e adultos devem tomar vacina contra febre amarela para as áreas endêmicas pelo menos dez dias antes, assim como a tifoide. Nas viagens internacionais verifique as exigências de cada país.

Prestar atenção em algumas dicas de viagens pode fazer uma diferença enorme entre horas de puro lazer ou de aborrecimento. Então fique esperto: ponha em prática as dicas do No Pátio e programe-se para uma viagem sem sustos.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter