A Praça da Várzea (Cel. Manuel Arthur da Frota) sempre foi um local bastante frequentado, onde a vizinhança manteve os hábitos de sentar para jogar cartas, levar as crianças para brincar, se exercitar, entre diversas outras atividades.
Em reforma desde 2015, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, visitou o equipamento na última segunda-feira (4), para acompanhar de perto os detalhes finais da obra de requalificação da praça, que deve ser inaugurada amanhã (quinta-feira, 7).
Financiada com recursos do Programa Cidade do Ceará II, do Governo do Estado do Ceará, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a obra de requalificação da Praça da Várzea faz parte do “Sobral Novo Centro”, o maior projeto de requalificação de centro histórico em execução no Brasil.
“Responder às necessidades dos moradores do entorno”. Esse foi o princípio que orientou o arquiteto Antenor Coelho, autor do projeto, a seguir no processo de requalificação da Praça da Várzea. “Como o entorno é composto por residências, a ideia foi fazer um jardim e, se possível, que as pessoas do entorno pudessem cuidar desse espaço como se fosse o jardim de suas casas, transformando a praça, que antes era de concreto, nesse jardim que vai acolher as pessoas”.
Para o Prefeito de Sobral, a praça é um equipamento que vai melhorar a qualidade de vida dos sobralenses. “Será mais um lugar para as famílias e os amigos se encontrarem como parte do processo de transformação social de Sobral.”
Essa é a quarta praça que será entregue dentro do Sobral Novo Centro. Anteriormente foram entregues as Praças do Amor, do Bosque e do Patrocínio. Atualmente encontram-se em andamento as obras de requalificação da Praça Senador Figueira (Praça do Antigo Fórum) e da Praça Samuel Pontes (Praça João Pessoa). Além disso, está em construção uma nova praça no bairro Novo Recanto.
Fotos: Reprodução.