Você sabe de onde vem a carne que está no seu prato?

EcoFriendly|Sustentabilidade


A carne que você compra dos supermercados vem dos frigoríficos. Dezenas deles atuam na Amazônia. Mas apenas três assumiram, desde 2009, o compromisso de não comprar boi de fazendas que têm novos desmatamentos, que usam trabalho escravo ou que estão dentro de terras indígenas. Apesar de serem um dos maiores compradores de carne do Brasil, os supermercados hoje não garantem que todo produto exposto em suas prateleiras está livre de desmatamento da Amazônia, de trabalho escravo e de violência contra povos indígenas.

O Greenpeace defende uma redução drástica do consumo de proteína animal, não apenas para poupar a floresta e reduzir as emissões, mas também para a saúde humana. Por outro lado, para promover padrões de produção e consumo sustentáveis, não se pode desconsiderar o impacto que a produção atual de carne representa para o meio ambiente.

Desde 2009, a mais famosa ONG pela defesa do meio ambiente no mundo tem uma frente de campanha voltada à pecuária, buscando mostrar como o avanço da produção de carne resultou em invasão de terras indígenas, destruição de áreas de floresta preservadas ou mesmo violência no campo.

Greenpeace 2

Como resultado, os três maiores frigoríficos do país assumiram o compromisso de só comprar carne de fazendas que comprovadamente adotam o desmatamento zero como prática, além de rejeitar trabalho escravo e ameaçar as terras indígenas.

Por meio de questionários, o Greenpeace avaliou e fez um ranking dos maiores supermercados do Brasil baseado-se em três critérios: se a empresa tem uma política de aquisição de carne bovina livre de desmatamento; a qualidade e o rigor dessas políticas; e a transparência dos supermercados com seus consumidores. Cada uma dessas áreas teve uma pontuação. Nenhum deles chegou perto da pontuação máxima que cada supermercado podia atingir, que era 100%.

O alvo atual do Greenpeace é nada menos que a maior rede de supermercados do Brasil, o Grupo Pão de Açúcar. Na ótica do movimento ambientalista, ele próprio deveria liderar a campanha pelo Desmatamento Zero, ao assumir o compromisso de oferecer à sua clientela apenas carne com origem legal comprovada, não é mesmo?

 

Fotos: Reprodução. 

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