Setra realiza oficinas de Segurança Alimentar e Nutricional

Acontece|Fortaleza|Saúde


Sabemos que a alimentação e a nutrição sofrem a influência de vários fatores e que provocam uma série de efeitos sobre o corpo humano, resultando muitas vezes em doenças. A Prefeitura de Fortaleza sabe da importância que a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) significa na vida da população, e que ter acesso a alimentos básicos de qualidade é um direito de todos.

Por isso, desde o dia 11 deste mês, a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Foma (Setra), por meio da Coordenadoria de Gestão Integrada de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), realiza oficinas de Educação Alimentar e Nutricional nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Restaurante Popular de Fortaleza e Instituto Filippo Smaldone, tendo como público alvo os idosos.

Com a temática “Segurança Alimentar e Nutricional e Direitos Humanos à Alimentação Adequada”, as oficinas têm como objetivo dialogar sobre Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), agroecologia, alimentos orgânicos e seus benefícios para a saúde, bem como alertar sobre a importância do campo para a disponibilidade e abastecimento dos alimentos, além de orientar sobre a forma correta de higienizar e armazenar os alimentos e possibilitar opções mais baratas para o consumo de hortaliças.

Segurança Alimentar e Nutricional 2

A primeira oficina aconteceu na última segunda-feira (11/01), nos CRAS Lagamar e Barra do Ceará. O ciclo de oficinas segue até o dia 29 de janeiro. Durante as atividades, serão divulgadas também opções de feiras que ofereçam alimentos de qualidade a baixo custo.

É importante salientar que, como diz o Art. 3º, da Lei nº 11.346/2006, a Segurança Alimentar e Nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural, e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Para conferir o calendário das próximas oficinas, basta entrar no site da Prefeitura de Fortaleza: www.fortaleza.ce.gov.br

Fotos: Reprodução. 

 

Inscreva-se na nossa newsletter