Gosta de fotografia? Então se liga na nossa dica cultural de hoje em Fortaleza! A sensibilidade dos seis fotógrafos Iana Soares, Markos Montenegro, Paulo Gutemberg, Sérgio Carvalho, Silas de Paula e Vanessa Andion, sob curadoria do diretor de arte Ademar Assaoka está disposta em 48 imagens na exposição fotográfica “Caminho das Abelhas”, que entrou em cartaz nesta quarta-feira (20) no Espaço Cultural Correios e permanece aberta para visitação até 19 de março!
A exposição traz documentações visuais em torno do Sertão de Irauçuba. Com cliques artísticos e olhares iferenciados, os fotógrafos retratam o cotidiano, a força e a resistência do sertanejo frente à seca e ao processo de desertificação no município cearense.
A exposição “Caminho das Abelhas” tem patrocínio dos Correios, via Lei Rouanet através do Ministério da Cultura (MINC) e tambémfoi contemplado com o Prêmio de Fotografia Chico Albuquerque/2014 pela Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE) do Governo do Estado do Ceará. A mostra promoverá ainda atividades paralelas no Espaço Cultural Correios, como o lançamento do livro sobre o projeto, visitas guiadas diárias por monitores, além de interações formativas com alunos de escolas públicas e de projetos sociais e culturais, sob coordenação pedagógica e apoio do SESC-CE. Haverá também uma oficina de fotografia com smartphones aberta a funcionários dos Correios e ao público.
O projeto “Caminho das Abelhas” se alarga em destinosaos profissionais da imagem, artistas, professores, estudantes, historiadores, sociólogos, ambientalistas, jornalistas, organizações governamentais e não governamentais. Como sintetiza a jornalista e fotógrafa Iana Soares sobre as integrações no projeto e mostra fotográfica, “entre as estratégias que inventamos para tornar a vida possível, o encontro é a mais eficaz e generosa. A fotografia é um caminho fascinante, tanto para aprender a enxergar como para arriscar formas de dizer e compartilhar o que foi visto. Este é um projeto que celebra o encontro e o sertão, profundamente marcado nos olhos das pessoas que nos atravessaram. É necessário voltar sempre para arriscar futuros nesse território infinito. Este Caminho é feito de luta e festa”.
Ainda nas ações, está prevista a ida da mostra “Caminhos das Abelhas” ao município de Irauçuba, após o encerramento da exposição fotográfica no ECC, que também receberá duas obras para o acervo permanente do Espaço Cultural.
Vale muito a pena conferir! Fica a dica… 🙂
Sobre Ademar Assaoka
Ademar Assaoka, curador da exposição, é jornalista, editor e diretor de arte. Iniciou sua carreira em 1968, na revista Realidade e Veja. Foi editor de vários projetos editoriais e gráficos de revistas e jornais. Dirigiu por sete anos, a icônica Revista Goodyear, considerada, em 1990, pelo jornal O Estado de S. Paulo, a melhor revista cultural do país e um dos percussores do ensaio fotográfico no Brasil. Ganhou diversos prêmios tais como o da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) durante 12 anos seguidos; o Prêmio Ouro do Clube de Criação de São Paulo, entre outros. Tem seu trabalho publicado na revista Print – America’sGraphic Design Magazine. Em 2012, foi contemplado com o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da Funarte. Foi curador de duas exposições fotográficas em 2014 e é editor da revista Olho de Peixe, desde 2012.
Serviço:
Exposição e atividades do projeto “Caminho das Abelhas”
Abertura: 20 de janeiro de 2016 (quarta-feira) às 16h;
Visitação diária: A partir de 21 de janeiro até 19 de março 2016, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados, das 8h às 12h. Entrada franca.
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza (R. Senador Alencar, 38 – Centro – Fortaleza).
Fone para agendamentos de visitas guiadas (85) 3255 7142
Oficinas com smartphones e lançamento do livro da exposição: em breve mais informações sobre datas e inscrições.
Facebook da exposição “Caminho das Abelhas”:https://www.facebook.
Facebook do projeto “Caminho das Abelhas”: https://www.facebook.com/
Instagram: #caminhodasabelhas
Fotos: Reprodução