Fundos Rotativos Solidários geram crescimento de capital em Sobral

Acontece|Negócios|Sobral


Para ter o poder de se transformar e de modificar o ambiente onde vive, é necessário que a pessoa tenha o direito a educação. No entanto, para usufruir da educação também é necessário que oportunidades sejam oferecidas. E é isso que a Prefeitura de Sobral vem proporcionando a população do município: Educação e oportunidades!

Com pouco mais de dois meses da criação dos Fundos Rotativos Solidários (FRS), como parte do “Projeto Gente Solidária”, os grupos produtivos dos distritos de Aracatiaçu, Jaibaras, Trapiá e Taperuaba já registram crescimento. Os quatro FRS juntos acumulam mais de R$3.700,00 investidos e contam com 74 associados.

Considerada uma etapa primordial no desenvolvimento do Gente Solidária, a criação dos FRS é uma das melhores formas para financiar os próprios produtores de Sobral. Isso porque os recursos captados pelos participantes dos Fundos Rotativos Solidários ficam disponíveis para empréstimos entre eles, com juros de 1%, e em alguns casos sem juros, mas com metas de investimento, gerando novos recursos para o crescimento dos Fundos.

Sobral 2

Segundo a coordenadora do Gente Solidária, Margarida Melo, os membros dos Fundos poupam e recebem o benefício, por empréstimos, mas também pensam no outro participante que precisa ter igual direito, como ele. O objetivo é fortalecer os grupos econômicos solidários.

Os recursos aplicados nos FRS, primeiramente pelos seus afiliados, serão usados para financiar os produtores dos distritos participantes do programa. E tem mais! Para um crescimento ainda maior dos FRS, os participantes estão organizando novas formas de captação de recursos, como bingos em Trapiá e bazar de roupas em Aracatiaçu.

Atuando na formação contínua, fomentando o desenvolvimento de empreendimentos solidários, oferecendo suporte técnico e financeiro aos mesmos, o programa da Prefeitura de Sobral também facilita a comercialização das mercadorias produzidas por estes grupos como forma de garantir a ampliação da renda.

O Gente Solidária é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza de Sobral, em parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH).

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter