Dia 25 é Dia de Maracatu anima Praça de Eventos do Shopping Rio Mar

Acontece|Atualidades|Fortaleza


Na noite da última segunda-feira (25), os tambores do maracatu atraíram os olhares de crianças e adultos na primeira edição do ano do projeto “Dia 25 é dia de Maracatu”. O ritmo das percussões e a beleza das vestimentas do Maracatu Az de Ouro encantaram o público do bairro Papicu, que pode sentir toda a magia da diversidade cultural através da dança folclórica de origem afro-brasileira.

Além de envolver Fortaleza no contexto da celebração que visa a difusão e o fortalecimento dos Maracatus locais, a iniciativa também ajuda a resgatar toda a beleza e importância histórica e cultural da dança, que até pouco tempo era vivenciada na cidade somente no período de Carnaval.

Durante a celebração, que aconteceu na Praça de Eventos do Shopping Rio Mar Fortaleza, o tradicional cortejo e a coroação da rainha contou com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que traduziu simultaneamente as loas e todo o cerimonial para o público surdo que esteve presente no local.

Dia 25 é Dia de Maracatu 2

Para Graça Martins, Gerente da Célula de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Cultura de Fortaleza, o projeto Dia 25 é Dia de Maracatu veio com um importante proposito: dar visibilidade e democratizar o acesso a manifestação de diversidade cultural.

Lançado no dia 25 de março de 2013, data em que se celebra oficialmente o Dia do Maracatu e a libertação dos escravos no estado do Ceará, o projeto da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (Accece), é uma política cultural de apoio e disseminação desta tradição ao longo do ano.

Suntuoso e deslumbrante, com certeza a programação do Dia 25 é Dia de Maracatu ajudou a proporcionar um maior respeito e reconhecimento na divulgação das nações do Maracatu que ainda estão por vir.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter