Com o objetivo de viabilizar um sistema de videoconferências na Reitoria e nas 17 unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Instituição está concluindo a implantação de um projeto de infraestrutura digital.
Após a conclusão, o projeto irá permitir que todas as unidades acadêmicas possam utilizar suas salas de videoconferência para defesas de trabalhos, palestras, reuniões administrativas e encontros de grupos de pesquisa. O novo sistema é iniciativa da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento e o Instituto UFC Virtual.
Mais economia de tempo
De acordo com o Prof. Augusto Albuquerque, da Pró-Reitoria de Planejamento, com o noco projeto a Universidade também deve economizar recursos com reuniões não presenciais. “Muito tempo e recursos poderão ser poupados aos diretores dos campi para reuniões administrativas. Não se trata apenas das salas, mas de um sistema de salas integradas com os mais sofisticados recursos para gravação, disponibilização e acesso, além de alta qualidade do som e imagem”, detalha. Os gestores poderão participar de reuniões quando estiverem em viagens por meio de tablets ou celulares.
Mais praticidade
O Prof. Mauro Pequeno, Diretor do Instituto UFC Virtual, explica que o novo sistema permite o armazenamento das videoconferências por meio de backups que podem ser restritos a grupos internos da Universidade ou disponibilizados ao público externo. A “nuvem” poderá ser acessada pelo equipamento de compartilhamento de dados Storage. A expectativa é que o novo sistema funcione plenamente até o fim do primeiro semestre deste ano.
Mais segurança
Já o Diretor do Instituto UFC Virtual explica que pesquisadores e estudantes poderão acessar seus dados na “nuvem” (disco virtual) de qualquer lugar, inclusive de outros países. Uma das grandes vantagens em relação a outros modelos de compartilhamento é que o sistema também vai permitir que os pesquisadores tenham mais privacidade.
Fotos: Reprodução.