Ao realizar um balanço durante a solenidade de instalação da 2ª sessão da 29ª legislatura da Assembleia Legislativa, na terça-feira (02), o governador Camilo Santana destacou que sua atuação é baseada na gestão democrática de resultados, voltada ao atendimento de expectativas da sociedade e à busca das transformações da realidade social, econômica e ambiental do Estado.
Na ocasião, o governador afirmou que em 2015, em meio ao que se chamou de crise, buscou-se alcançar para o Ceará um horizonte iluminado pela gestão do desenvolvimento sustentável, próspero, qualitativo, com equidade social e regional.
Para este ano, Camilo Santana afirmou que dará prosseguimento às políticas estruturadas nos sete grandes Eixos Governamentais de Articulação Intersetorial, os 7 Cearás, que abrangem as seguintes temáticas: o Ceará do Conhecimento, o Ceará Democrático, o Pacífico, o de Oportunidades, o Ceará Acolhedor, o Saudável e o Sustentável.
Entre as realizações, Camilo destacou o ingresso de milhares de contribuintes na malha arrecadadora do Estado, por meio do sistema público de escrituração digital. A área da educação também foi enaltecida devido a ampliação da oferta de matrículas em 113 escolas profissionais de 84 municípios, assim como a construção de mais cinco escolas profissionais e a concessão de bolsa-estágio para mais de 17 mil alunos.
O governador também assinalou o aprimoramento dos recursos humanos, com uma série de legislações aprovadas pela Assembleia, como a Lei do Piso dos Agentes de Saúde, com mais de oito mil beneficiados, a Lei do Piso dos Professores, com mais de 48 mil alcançados, igualando ao piso nacional da categoria, com 13,01% de reajuste, o plano de cargos e carreiras dos servidores do Detran e a lei de promoções de policiais e bombeiros, com 8.891 promoções. Ele salientou que o Estado vai lançar edital para reforçar a PM, com mais 4.200 vagas para policial militar.
Já no tocante à crise hídrica do Estado, Camilo Santana citou o Plano Estadual de Convivência com a Seca, um conjunto de ações emergenciais e estruturantes, de curto, médio e longo prazo.
Fotos: Reprodução.