Por que não pensar com carinho no futuro de nossa cidade com mais de 3 985 767 habitantes? É isso que a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), vem fazendo ao dar continuidade ao projeto “Fortaleza 2040: Visão de Futuro e Plano de Ação”.
Para isso, na quarta-feira (03), ocorreu no Centro de Eventos do Ceará um encontro que marcou a terceira fase do Plano. Tendo sido aberto para quem já vem colaborando em outros eventos do Fortaleza 2040 e também para as novas colaborações, no encontro houve a validação da Visão de Futuro e dos objetivos propostos a partir dos Fóruns Temáticos, Setoriais e Territoriais. Fases que precederam esta etapa, seguido da composição de grupos de trabalho para tratar as proposições que serão feitas.
A expectativa é levar instituições e pessoas envolvidas na elaboração do Plano Fortaleza 2040 para consolidar a primeira versão do projeto até abril deste ano, que irá para aprovação na Câmara Municipal de Fortaleza. A ideia é que o Plano seja discutido também com a comunidade.
Lembrando que a primeira fase consistiu em obter junto à sociedade uma Visão da Cidade. Desse processo, foi gerado o documento “Fortaleza Hoje”. O material, após ser devolvido a todos os grupos de bairro, juntamente com os estudos específicos, para revalidação durante os Fóruns Territoriais realizados em setembro de 2015 em todas as sete Secretarias Executivas Regionais, deu início à segunda fase do Plano Fortaleza 2040, chamada “A Fortaleza que Queremos”.
O Plano Fortaleza 2040 tem apoio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e é um plano de desenvolvimento urbanístico, econômico e social que orienta as ações públicas e privadas para transformar Fortaleza em uma cidade com alta qualidade de vida, com ampla oportunidade de negócios e que preserva e valoriza seu patrimônio cultural e ambiental.
Fotos: Reprodução.