Prefeitura de Fortaleza disponibiliza edital do novo sistema de bicicletas compartilhadas

Acontece|Fortaleza|Política


Atualmente, as sociedades dependem dos sistemas de transporte para uma grande variedade de atividades. E embora a acessibilidade tenha crescido, levando ao aumento na mobilidade da população, itens como tempo de viagem, rotas utilizadas, meios de transporte, utilização de recursos e sustentabilidade dos tipos de transporte no meio ambiente ainda são amplamente estudados por todas as gestões públicas.

Nessa busca, a Prefeitura de Fortaleza pretende executar um projeto pioneiro no País com foco específico na integração de bicicletas públicas compartilhadas com o transporte público. Mas antes, é necessário encontrar a empresa apta a fazer a implantação, operação e manutenção do sistema. Com esse objetivo, a prefeitura disponibiliza a partir de hoje o edital do novo Sistema de Bicicletas Compartilhadas – Modelo Integração, dando início à chamada pública para seleção da empresa responsável.

Lembrando que novo sistema terá início em caráter experimental e vai ofertar uma nova alternativa de transporte à população. Em consonância com o planejamento cicloviário da atual gestão da Prefeitura de Fortaleza, a prerrogativa principal do projeto é de que a intermobilidade é fator essencial para a sustentabilidade nos transportes em uma cidade, possibilitando um equilíbrio de usos entre os mais diversos meios de transportes.

Prefeitura de Fortaleza 2

Com isso, deverão ser implantadas, inicialmente, estações nos terminais de ônibus, com 50 bicicletas no total, e cada estação deve contar com no mínimo 60 vagas, podendo variar a depender da demanda de passageiros em cada terminal. Juntamente às estações, devem ser implantados paraciclos, atendendo as demandas da população em geral.

Dessa forma, o projeto da Prefeitura de Fortaleza vai beneficiar o público que realiza diariamente viagens pendulares, configurando-se, principalmente, como um complemento para a viagem do usuário de transporte público no seu percurso casa-trabalho ou o inverso.

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT). O edital estará disponível no endereço: compras.fortaleza.ce.gov.br.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter